Poster (Painel)
1296-1 | PROGRAMA DE FOLLOW-UP DE RECÉM NASCIDOS DE ALTO RISCO: RELATO DA EXPERIÊNCIA DE UMA EQUIPE INTERDISCIPLINAR | Autores: | Ana Lúcia de Almeida Vargas Vargas (HU/CAS/UFJF - Hospital Univerisitário - Centro de Atenção à SaúdeHU/CAS/UFJF - Hospital Univerisitário - Centro de Atenção à SaúdeHU/CAS/UFJF - Hospital Univerisitário - Centro de Atenção à SaúdeHU/CAS/UFJF - Hospital Univerisitário - Centro de Atenção à Saúde) ; Jaqueline da Silva Frônio Frônio, J.s (HU/CAS/UFJF - Hospital Univerisitário - Centro de Atenção à SaúdeHU/CAS/UFJF - Hospital Univerisitário - Centro de Atenção à SaúdeHU/CAS/UFJF - Hospital Univerisitário - Centro de Atenção à SaúdeHU/CAS/UFJF - Hospital Univerisitário - Centro de Atenção à Saúde) ; Luiz Antônio Tavares Neves- Neves, L.a.t. (HU/CAS/UFJF - Hospital Univerisitário - Centro de Atenção à SaúdeHU/CAS/UFJF - Hospital Univerisitário - Centro de Atenção à SaúdeHU/CAS/UFJF - Hospital Univerisitário - Centro de Atenção à SaúdeHU/CAS/UFJF - Hospital Univerisitário - Centro de Atenção à Saúde) ; Renata Santiago Demarchi . Demarchi, R.s (HU/CAS/UFJF - Hospital Univerisitário - Centro de Atenção à SaúdeHU/CAS/UFJF - Hospital Univerisitário - Centro de Atenção à SaúdeHU/CAS/UFJF - Hospital Univerisitário - Centro de Atenção à SaúdeHU/CAS/UFJF - Hospital Univerisitário - Centro de Atenção à Saúde) |
Resumo OBJETO DA INTERVENÇÃO: Relato da Experiência de uma Equipe Interdisciplinar
OBJETIVOS: Oferece atendimento especializado a lactentes que permaneceram em UTI e apresentaram problemas na gestação, nascimento e/ou período neonatal, através do acompanhamento do desenvolvimento neuropsicomotor entre 0 e 5 anos por uma equipe interdisciplinar.O principal objetivo da equipe é permitir que a criança desenvolva ao máximo o seu potencial global e integre-se a uma vida social saudável.Dar suporte aos familiares do lactente de modo a permitir maior entendimento das condições e necessidades do lactente.
METODOLOGIA: Os usuários (lactentes com peso abaixo de 1.500g e familiares) serão acompanhados por equipe interdisciplinar através de protocolo de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento que inclui avaliações em todas as áreas do desenvolvimento entre 0 a 5 anos de idade. No 1º ano de vida o lactente realizará acompanhamentos mensais, no 2º ano, trimestrais e no 3º ano ou após semestrais, podendo haver maior número de atendimentos de acordo com a necessidade de cada caso.
ANÁLISE CRÍTICA:Existem diversas razões para acompanhamento clínico especializado dessas crianças, com a percepção precoce de alterações no desenvolvimento, permitindo intervenção breve e prevenção de novas complicações, identificação de fatores de risco que contribuíram para os danos ocorridos, melhoria dos serviços de cuidados perinatais, identificação de problemas psicológicos e emocionais na criança ou na família e a orientação dos pais quanto às possíveis dificuldades que enfrentarão nos cuidados com os filhos.
CONCLUSÃO E RECOMENDAÇÕES: AS alterações podem afetar diferentes áreas e, ainda, algumas alterações só podem ser identificadas em fases mais tardias do desenvolvimento. Desta forma, a vigilância do desenvolvimento de lactentes de risco através de uma equipe multidisciplinar faz-se necessária. A despeito do crescente número de lactentes de risco, infelizmente ainda existem poucos serviços deste tipo em nossa região. Através deste projeto, além de melhorar o atendimento à população, poder-se-á capacitar acadêmicos que futuramente irão se inserir em equipes de Follow-up, além de serem abertos novos campos de investigação científica sobre o tema.
Palavras-chave: Follow up, equipe, interdisciplinariedade |