9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1224-1



1224-1METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE CUIDADOS ÀS CRIANÇAS ASMÁTICAS JUNTO A AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Autores:Maria Wanderleya de Lavor Coriolano (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO) ; Luciane Soares Lima (UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO)

Resumo

Introdução: O uso de metodologias ativas nos processos de formação dos trabalhadores de saúde é uma das diretrizes recomendadas na política de educação permanente dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) e neste estudo, formulou-se uma intervenção educativa para agentes comunitários de saúde (ACS) sobre cuidados dirigidos a crianças/famílias com asma. Objetivo: Descrever uma intervenção educativa com agentes comunitários de saúde sobre os conhecimentos relacionados à asma. Método: Estudo qualitativo, no qual se utilizou uma avaliação pré-teste e pós-teste auto preenchida pelos agentes comunitários de saúde, além do uso de metodologias ativas em três grupos focais vivenciais, os quais tiveram a sua trajetória gravada e transcrita, para posterior análise de dados, com uso da técnica análise de conteúdo na modalidade temática proposta por Bardin. Resultados: Os conhecimentos dos ACS sobre mitos relacionados à asma apontaram um acréscimo após a intervenção. Dos grupos focais emergiram as temáticas: Educação em saúde para prevenção das doenças respiratórias; Significado atribuído à asma; Bombinhas: desmistificando conceitos; Fatores desencadeantes para asma; Adaptando cuidados preventivos; Avaliando os conhecimentos construídos. Conclusões: A utilização da aprendizagem baseada em problemas e a metodologia da problematização constituíram estratégias potenciais para o desenvolvimento de competências por parte dos ACS, despertando motivação na abordagem educativa junto às crianças/famílias com asma.


Palavras-chave:  Educação em Saúde, Asma, Aprendizagem baseada em Problemas