9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1206-1


Poster (Painel)
1206-1Avaliação das ações de saúde mental relacionadas ao indivíduo com comportamento suicida na Estratégia Saúde da Família – Nota prévia
Autores:Eglê Kohlrausch (EENF- UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul- Enfermagem) ; Agnes Olschowsky (EENF- UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul- Enfermagem)

Resumo

Introdução: A proposta de modificação do modelo de atenção em saúde mental começou a ser colocado em prática a partir da implantação da Reforma Psiquiátrica no Brasil. Trabalhar dentro do modo psicossocial significou ver o sujeito como um todo. A rede básica de saúde passou a assumir essas atividades de cuidado aos indivíduos com algum agravo psiquiátrico. Nessa lógica, a Estratégia Saúde da Família (ESF) é um dos dispositivos que proporciona essa forma de atenção, já que se insere na perspectiva da territorialidade, sendo a porta de entrada para esses serviços. Nesse contexto, se inserem as ações de saúde mental relacionadas ao indivíduo com comportamento suicida. No Brasil, o comportamento suicida vem crescendo em relação à situação epidemiológica mundial, considerando idade e sexo, intensificando-se em faixas etárias mais jovens. O comportamento suicida suscita na família, nos vizinhos, na comunidade, nos profissionais e no próprio envolvido dor e sofrimento. Na intenção de minimizar esse sofrimento ocasionado pelo comportamento suicida, avaliar as ações de saúde mental desenvolvidas na ESF junto ao indivíduo com comportamento suicida pode contribuir na promoção e manutenção da saúde, demonstrando como essas ações podem se configurar em tarefas de cunho social e comprometer todos envolvidos com o problema. A ESF é um equipamento importante para o desenvolvimento de ações de saúde mental junto aos indivíduos com comportamento suicida. É um espaço de cuidado que promove a potencialidade do encontro que existe na tríade profissionais de saúde, usuários e familiares para o atendimento de situações de sofrimento psíquico. Avaliar essas ações poderá ajudar a compreender o atendimento ao indivíduo com comportamento suicida de acordo com o olhar dos profissionais de saúde, usuários e familiares. Objetivos: Avaliar as ações de saúde mental desenvolvidas na Estratégia Saúde da Família relacionadas ao comportamento suicida, junto ao usuário, família e equipe. Metodologia: Pesquisa qualitativa avaliativa, tipo estudo de caso, conduzido pelo método da Avaliação de Quarta Geração. O local do estudo é uma unidade da ESF de Porto Alegre/RS, e os sujeitos são os profissionais de saúde, usuários com comportamento suicida e familiares. A coleta de dados será por observação e entrevista individual, utilizando o Círculo Hermenêutico-Dialético. A análise dos dados será procedida pelo Método Comparativo Constante, identificando as unidades de informação e as categorizando.


Palavras-chave:  tentativa de suicídio, atenção básica, avaliação de serviços de saúde