9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1205-1



1205-1TRABALHO DOCENTE FETICHIZADO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS: A FORMAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE
Autores:Carmen Lucia Bezerra Machado Machado (UFRGS/FACED/TRAMSE - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Elisabeth de Fátima da Silva Lopes (UFRGS/FACED/TRAMSE - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Cynthia Isabel Ramos Vivas Ponte (UFRGS/FACED/TRAMSE - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Sônia Regina Silva Pedroso Pedroso (UFRGS/FACED/TRAMSE - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo

Este painel propõe o diálogo entre pesquisas e pesquisadoras na temática do trabalho docente na área da saúde. Reflete sobre princípios teóricos, as Diretrizes Curriculares Nacionais, as práticas educativas presentes em falas e escritos de alunos e professores, dos cursos de Farmácia, Medicina, Educação e Hospital Universitário do Rio Grande do Sul. A metodologia dialógica é comum aos três artigos resultantes de pesquisas concluídas e em andamento em diferentes espaços educativos. Compõe-se de três artigos: 1) “Trabalho Docente fetichizado na Universidade: a formação na área da saúde”; 2) “Educação para os trabalhadores em saúde: caminhos possíveis numa cultura institucional fetichizada”; 3) “Qual é o trabalho docente na prática educativa na área da saúde?”. O primeiro examina práticas vivenciadas nos processos de formação que possibilitam produzir diálogo entre alunos-professores e autores no contexto histórico, político e econômico do trabalho docente fetichizado, na área da saúde, no espaço educativo como práxis, que dá origem ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação e Saúde; o segundo realiza uma análise de dois projetos de educação para trabalhadores na área da saúde que se desenvolvem em hospital público de Porto Alegre. Problematiza o contexto multiderminado das atuais configurações políticas, sociais, econômicas e culturais da sociedade capitalista e suas conseqüências na educação brasileira e na relação educação e saúde. O terceiro dialoga com pesquisadoras e alunos da área da saúde sobre o como eles percebem o trabalho docente em suas vivências, em disciplinas da graduação e da pós-graduação. Enfrentam as resistências às mudanças no trabalho docente que se dá pela presença de um professor instigador, o transitar, o construir/produzir, e o refletir nos espaços educativos e o reproduzir. As práticas e concepções no e do vivido e experienciado, provocam teorizações e novos questionamentos no contexto social riograndense.


Palavras-chave:   Educação e saúde, Trabalho Docente, Universidade