1200-1 | A auto-eco-organização como estratégia para os processos de Educação Permanente em Saúde | Autores: | Marina Patrício Arruda (UNIPLAC - Universidade do Planalto catarinense) ; Sandra Regina Martini Brun (UNIPLAC - Universidade do Planalto catarinense) |
Resumo Novas teorias fundamentam um novo paradigma científico, capaz de revolucionar o processo de conhecimento destacando a necessidade cada vez maior de que, educar o “médico do futuro” é tarefa de professores comprometidos com a reflexão sobre a estreita relação entre autonomia e dependência. Objetivo: Refletir sobre a contribuição da idéia de auto-eco-organização para o processo de educação permanente desenvolvido junto aos docentes do Curso de Medicina da Universidade do Planalto Catarinense UNIPLAC. Metodologia: O grupo de educação permanente como uma unidade estruturante do Curso fomenta a reflexão sobre a prática cotidiana dos professores médicos considerando que a educação do futuro deverá facilitar o pensamento fundado na auto-eco-organização. Este princípio de complexidade contrapõe-se a idéia linear de causa/efeito, uma vez que tudo o que é produzido incide sobre o que se produziu. Conclusões provisórias: Ao problematizar a questão da responsabilidade de cada professor como produto e produtor do processo de ensino-aprendizagem espera-se que o espaço da educação permanente possibilite atitudes que orientem a reflexão sobre o “cuidado de si e do mundo”. Palavras-chave: educação permanente, auto-eco-organização, professor |