<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1200-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1200-1</td><td><b>A auto-eco-organizao como estratgia para os processos de Educao Permanente em Sade</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td>Marina Patrcio Arruda (UNIPLAC - Universidade do Planalto catarinense) ; <u>Sandra Regina Martini Brun </u> (UNIPLAC - Universidade do Planalto catarinense) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Novas teorias fundamentam um novo paradigma cientfico, capaz de revolucionar o processo de conhecimento destacando a necessidade cada vez maior de que, educar o  mdico do futuro tarefa de professores comprometidos com a reflexo sobre a estreita relao entre autonomia e dependncia. Objetivo: Refletir sobre a contribuio da idia de auto-eco-organizao para o processo de educao permanente desenvolvido junto aos docentes do Curso de Medicina da Universidade do Planalto Catarinense UNIPLAC. Metodologia: O grupo de educao permanente como uma unidade estruturante do Curso fomenta a reflexo sobre a prtica cotidiana dos professores mdicos considerando que a educao do futuro dever facilitar o pensamento fundado na auto-eco-organizao. Este princpio de complexidade contrape-se a idia linear de causa/efeito, uma vez que tudo o que produzido incide sobre o que se produziu. Concluses provisrias: Ao problematizar a questo da responsabilidade de cada professor como produto e produtor do processo de ensino-aprendizagem espera-se que o espao da educao permanente possibilite atitudes que orientem a reflexo sobre o  cuidado de si e do mundo .</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;educao permanente, auto-eco-organizao, professor</td></tr></table></tr></td></table></body></html>