9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1184-1



1184-1CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE ACOMPANHAMENTO MULTIPROFISSIONAL PARA PACIENTES EM USO DE NUTRIÇÃO ENTERAL ATRAVÉS DE SONDA NASOENTERAL
Autores:Oellen Stuani Franzosi (HCPA - HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE) ; Érica Batassini (HCPA - HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE) ; Clei Angelo Mocelin (HCPA - HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE) ; Naira Terezinha Carvalho (HCPA - HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE) ; Claudine Lacerda de Oliveira (HCPA - HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE)

Resumo

INTRODUÇÃO: A NUTRIÇÃO ENTERAL (NE) É DEFINIDA COMO: ALIMENTO PARA FINS ESPECIAIS, COM INGESTÃO CONTROLADA DE NUTRIENTES, NA FORMA ISOLADA OU COMBINADA, DE COMPOSIÇÃO DEFINIDA OU ESTIMADA, ESPECIALMENTE FORMULADA E ELABORADA PARA USO POR SONDAS OU VIA ORAL, INDUSTRIALIZADO OU NÃO, UTILIZADA EXCLUSIVA OU PARCIALMENTE PARA SUBSTITUIR OU COMPLEMENTAR A ALIMENTAÇÃO ORAL EM PACIENTES DESNUTRIDOS OU NÃO, CONFORME SUAS NECESSIDADES NUTRICIONAIS, EM REGIME HOSPITALAR, AMBULATORIAL OU DOMICILIAR, VISANDO À SÍNTESE OU MANUTENÇÃO DOS TECIDOS, ÓRGÃOS OU SISTEMAS. PARA O CUIDADO INTEGRAL DE PACIENTES EM NE POR SONDA NASOENTERAL (SNE) É NECESSÁRIO O ENVOLVIMENTO DE UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL, CONSIDERANDO A COMPLEXIDADE DOS CUIDADOS NECESSÁRIOS DURANTE A INTERNAÇÃO HOSPITALAR E OS DESAFIOS QUE ENVOLVEM A ALTA DESSES PACIENTES. PARA AUXILIAR NA ARTICULAÇÃO DESSA EQUIPE É IMPORTANTE UM INSTRUMENTO ÚNICO QUE INTEGRE E PARTILHE AS INFORMAÇÕES COLETADAS POR TODOS, EVITANDO ABORDAGENS MÚLTIPLAS E DISSOCIADAS. METODOLOGIA: TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ATIVIDADE REALIZADA POR RESIDENTES DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. FOI REALIZADA UMA REVISÃO DE LITERATURA BUSCANDO AS ANAMNESES REALIZADAS POR CADA PROFISSÃO DA EQUIPE ENVOLVIDA (NUTRICIONISTA, ENFERMEIRO, FARMACÊUTICO E ASSISTENTE SOCIAL). APÓS, BUSCOU-SE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO FOCADOS NA ABORDAGEM DE PACIENTES EM USO DE NE. AS QUESTÕES RELEVANTES DE CADA NÚCLEO FORAM SELECIONADAS E ADAPTADAS PARA CONTEMPLAR O CUIDADO AO PACIENTE COM NE POR SNE. O INSTRUMENTO FOI APRESENTADO E DISCUTIDO ENTRE OS RESIDENTES E PRECEPTORES. RESULTADOS: CONSTRUIU-SE UM INSTRUMENTO DE ACOMPANHAMENTO MULTIPROFISSIONAL PARA PACIENTES EM USO DE SNE, ESTRUTURADO PELOS SEGUINTES ITENS: IDENTIFICAÇÃO, DADOS SOCIAIS, ASPECTOS CLÍNICOS, HISTÓRIA MEDICAMENTOSA, AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA E TRIAGEM NUTRICIONAL, QUADRO DE ACOMPANHAMENTO DIÁRIO, INFORMAÇÕES SOBRE REDE DE ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE, HISTÓRIA DO USO DA SNE, ORIENTAÇÕES PARA ALTA E DESFECHO. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A UTILIZAÇÃO DO INSTRUMENTO POSSIBILITA O OLHAR AMPLIADO DA EQUIPE SOBRE O PACIENTE E A FAMÍLIA, FACILITANDO A ABORDAGEM INTEGRAL E A IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DE POTENCIALIDADES E DIFICULDADES DO PACIENTE E/OU CUIDADORES FRENTE AO TRATAMENTO PROPOSTO.


Palavras-chave:  EQUIPE MULTIPROFISSIONAL, INSTRUMENTO, NUTRIÇÃO ENTERAL