Poster (Painel)
1179-3 | Refletindo o ensino e intervenção em Psicologia: Psicologia , Saúde Pública e Diversidades | Autores: | Maria Eunice Figueiredo Guedes (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Marcela Acioli de Nazaré (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Debora Linhares da Silva (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Rafaela Belo (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Glaucy Costa (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Lucilene Paiva (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Polyana Sousa (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Marcia Souza (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Flavio Pinto (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Ana Clara Souza (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; Anna Karolina Pereira (UFPA - Universidade Federal do Pará) |
Resumo A Organização Mundial da Saúde- OMS (Burin, apud OMS, 1987,p.33) define saúde mental como “estado de bienestar, y no solo como la ausencia de enfermedad”. Essa definição da OMS, segundo Burin afirma que “los factores sociales influyen de modo determinante em el equilíbrio psíquico, em el bienestar personal y em la participación del individuo em los objetivos comunitários”, que são segundo esta autora os fatores que “constituyen la esencia de la salud mental” (Burin, 1987,p.33).A OMS também acentua a necessidade de considerar alguns itens “dentro da promoção e prevenção da saúde mental“ fatores como : migração;urbanização e mudanças sociais;legislação;transtornos na organização familiar e tecnologia da vida cotidiana.Essa definição da OMS coaduna-se hoje,no Brasil, com os pressupostos,a normatização e implementação do Sistema Único de Saúde- SUS bem como é base teórica de práticas novas em Saúde coletiva.A interpenetração SUS/ práticas coletivas nos fazem refletir sobre o papel da Universidade, enquanto órgão formador de Recursos Humanos (RH) e dos profissionais de Saúde, incluindo aí o Psicólogo, na intervenção em Saúde Pública. Qual a relação da Psicologia com o paciente e a equipe de saúde? Qual a compreensão de Saúde que embasa as práticas dos Psicólogos?Como se colocam diante da discussão da normalidade/anormalidade; saúde/ doença, acolhimento ao usuário dos serviços de saúde;promoção e prevenção;níveis de atenção e hospitalização. ?Qual é a compreensão dos psicólogos sobre o Sistema único de Saúde- SUS e da rede de Saúde em seus diversos níveis: Atenção, prevenção, assistência bem como dos programas especiais em Saúde como Saúde da Mulher; Saúde Mental; Redução de Danos; Controle Social e Direitos dos Usuários de Saúde Pública. Ao introduzirmos a reflexão sobre saúde coletiva, SUS e diversidades, em uma disciplina para o curso de Psicologia, essas indagações se tornaram ainda mais presentes para os discentes do curso bem como a fragilidade dessa discussão no interior do curso, redundando em práticas dos psicólogos na área da saúde distantes da teoria, prática e normatização da Saúde Pública e do SUS. Palavras-chave: Saúde Coletiva e intervenção, Saúde Pública, Psicologia e Diversidades |