1177-1 | O portal do Observatório das Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde - OTICSSS | Autores: | Alexandre Moretto Ribeiro (UCS - Universidade de Caxias do Sul) ; Luciano Camargo Cruz (UCS - Universidade de Caxias do Sul) ; Alcindo Antonio Ferla (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
Resumo O Observatório das Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde é composto por um conjunto de soluções tecnológicas e operacionais que abrangem aspectos tecnológicos e político-organizacionais, visando qualificar o monitoramento e avaliação de indicadores de saúde, bem como criar meios que facilitem o acesso e a troca de informações entre os diversos atores envolvidos com informação em saúde, estabelecendo a base para um processo permanente e contínuo de gestão e de ensino no sistema de saúde. O ambiente construído no portal do OTICSS leva em consideração as particularidades da formação na área da saúde, onde o ambiente de aprendizagem é distribuído, e envolve não apenas os professores e alunos, mas também os profissionais da saúde presentes nesses locais. Foi criado o conceito de Ambiente Híbrido para definir o tipo de ambiente desenvolvido, em virtude de integrar os ambientes de ensino mais tradicionais com os ambientes de prática profissional, e de ser parcialmente virtual (portal do OTICSSS) e parcialmente concreto (laboratórios, UBSs, Ambulatórios, Hospitais,...).
O portal do OTICSSS entrou em operação no final de 2008, estando acessível em http://www.oticsss.org. Desde a sua implantação o portal vem sendo utilizado em ações de formação e oferecendo serviços à comunidade. O portal serve também como habitat virtual para o grupo de pesquisadores envolvido no projeto, fornecendo o suporte necessário ao trabalho colaborativo e distribuído que caracterizam este projeto multicêntrico.
Entre as ações de ensino destacam-se o uso em uma Oficina de Integração Ensino-Serviço, num curso de especialização em Gestão Participativa em Políticas Públicas e Saúde e em um disciplina de mestrado em Gestão de Políticas de Saúde, todos contendo atividades à distância. Enquanto que, dentre os serviços, destacam-se as ferramentas de consulta às bases de dados da área da saúde. Uma delas permitindo a consulta às bases do Datasus referentes ao SIM e ao SINASC, fazendo o seu cruzamento com dados demográficos (IBGE), e a outra apresentando os dados referentes às principais endemias e à mortalidade no estado do Pará, sendo que ambas permitem o geo-referenciamento dos resultados.
Duas características importantes do portal são a flexibilidade e facilidade de uso, permitindo a criação de novos ambientes e espaços de trabalho, bem como dispensando conhecimentos técnicos para poder utilizar as diversas ferramentas disponíveis. Palavras-chave: ambientes virtuais de aprendizagem, observatório, portaal educacional |