<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1175-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1175-2</td><td><b>AMPLIAO E DESCENTRALIZAO DA CENTRAL DE MARCAO DE CONSULTAS E EXAMES ESPECIALIZADOS EM JOO PESSOA/PB: UMA FERRAMENTA DE ACESSO NA PERSPECTIVA DO CUIDADO EM SADE</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Edilza Raulino </u> (PMJP - Prefeitura Municipal de Joo Pessoa) ; Inez Gama (PMJP - Prefeitura Municipal de Joo PessoaPMJP - Prefeitura Municipal de Joo Pessoa) ; Fabiana Oliveira (PMJP - Prefeitura Municipal de Joo PessoaPMJP - Prefeitura Municipal de Joo PessoaPMJP - Prefeitura Municipal de Joo Pessoa) ; Joo Fernandes (PMJP - Prefeitura Municipal de Joo PessoaPMJP - Prefeitura Municipal de Joo PessoaPMJP - Prefeitura Municipal de Joo PessoaPMJP - Prefeitura Municipal de Joo Pessoa) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>CARACTERIZAAO DO PROBLEMA:A ampliao e descentralizao da Central de Marcao de Consultas e Exames Especializados foi uma das principais estratgias de descentralizao de Joo Pessoa, visando aproximao do usurio com a regulao e favorecendo a marcao dos procedimentos de mdia e alta complexidade, buscando garantir a eqidade e o acesso dos usurios a esses procedimentos. Sendo descentralizada para os cinco Distritos Sanitrios, e logo em seguida para algumas USF s, pois, antes disto no se fazia anlise dos critrios de gravidade e necessidade dos usurios, e assim s tinha acesso s pessoas que se dirigissem diretamente Diretoria de Regulao enfrentando longas filas e ainda o tempo de espera para a realizao dos procedimentos nos prestadores credenciados.DESCRIO DA EXPERINCIA:Esta experincia de descentralizao ocorreu a partir de maio de 2007, depois disto exigido a atuao de uma regulao mdica atravs do sistema informatizado, possibilitando assim a eqidade.EFEITOS ALCANADOS:Aps a implantao da central de regulao foi possvel transpor a lgica do agendamento dos procedimentos por ordem de chegada, pela eleio de prioridades, franqueadas pela necessidade de sade de cada usurio, com a utilizao dos protocolos de Regulao de Acesso visando atingir dentre os princpios bsicos norteadores do SUS, principalmente a Equidade e a integralidade das Aes. Tambm possibilitou promover a interlocuo com profissionais e prestadores de servios nos nveis da Ateno objetivando dinamizar e facilitar acesso da populao aos servios de sade.Na realidade tudo isto no produz somente melhores indicadores, mas tambm melhoria no processo de trabalho e nas relaes entre as pessoas, produz um ambiente saudvel e qualidade de vida.RECOMENDAES:O SUS possibilitou que avanos fossem alcanados no desenvolvimento de aes na ateno sade, entretanto persistem inmeros problemas de ordem gerencial e assistencial que repercutem negativamente sobre a qualidade da ateno sade, diante disto entendemos que a gesto de sade no municpio s poder consolidar uma poltica que responda s reais necessidades de sua populao se assumir efetivamente o papel que lhe cabe na definio, regulao, controle, avaliao, fiscalizao e execuo das aes pelas quais so responsveis buscando assim garantir ao usurio o direito ao acesso aos servios de sade de forma humanizada e com qualidade. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Cuidado em Sade, Ampliao do Acesso, Descentralizao</td></tr></table></tr></td></table></body></html>