9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1172-1



1172-1TENDA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE: O PROTAGONISMO DOS USUÁRIOS NA (RE)CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES DO PROCESSO SAÚDE/DOENÇA EM JUAZEIRO, BAHIA, BRASIL
Autores:Marislan Deusdedith Neves (SMS/DPVS - Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro-BA) ; Cláudio Claudino da Silva Filho (SMS/DPVS - Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro-BAEEUFBA/PPGENF - Universidade Federal da Bahia, Escola de Enfermagem, PPGENF) ; Carlos Antônio S.guimarães (UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco)

Resumo

A Tenda de Promoção da Saúde é um projeto idealizado no âmbito da Diretoria de Promoção e Vigilância à Saúde, onde constatou-se que muitas das demandas da população juazeirense estão/continuam atreladas às concepções do processo saúde/doença voltadas ao assistencialismo e à medicina curativa. A idéia restrita da atenção à saúde, apenas quanto consulta ou procedimento, faz com que a noção de cuidado/autocuidado fique limitada, reproduzindo uma lógica medicalizante e mercantilista. A busca pela autonomia dos indivíduos e por ações mais integrais constitui-se o maior desafio perante a mudança de desenho assistencial. A educação popular se mostra uma ferramenta importante para mudanças de práticas, principalmente quando falamos de resgatar todo processo histórico e social dos sujeitos que vivem muitas vezes perante situações opressoras, onde seus direitos não são resguardos e efetivados. O objetivo desse trabalho é descrever as atividades da referida Tenda, que teve o propósito de criar espaços descentralizados de educação popular em saúde nos diferentes cenários sócio-culturais do município de Juazeiro-BA, além de instigar reflexões e ações sobre as problemáticas prioritárias dentro do território. Inicialmente, focaram-se as nove USF que compõe o distrito sanitário III do município, sendo este escolhido por possuir a maior área de abrangência geográfica e populacional. Como referencial teórico buscou-se usar aspectos da pedagogia libertadora de Paulo Freire, assim como o uso da arte e do esporte como ferramentas de intervenção relevantes no processo de aprendizagem. Inicialmente foi realizado um diagnóstico situacional através da metodologia de estima rápida participativa, seguida da priorização e definição dos temas a serem trabalhados nas oficinas. Após a construção da agenda nas comunidades e USF, foram realizadas oficinas em todos os locais, tendo um retorno bastante positivo, apesar das dificuldades que foram encontradas. A avaliação da intervenção foi processual, sendo construído um relatório anual. Como resultado, pudemos notar uma integração da comunidade com o serviço e com a gestão, em uma relação horizontalizada e descontraída nas oficinas, o que refletiu positivamente nas relações interpessoais e na articulação de alguns problemas. Ainda uma melhoria na auto-estima com a valorização da cultura e saberes popular. Percebe-se a importância destes espaços e suas repercussões positivas no vínculo e na co-responsabilização com a comunidade.


Palavras-chave:  Cultura sobre saúde, Educação em saúde, Educação para saúde comunitária