9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1170-3



1170-3JOVENS MULTIPLICADORES DE UM PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE DST/AIDS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO:uma análise da experiência da Educação entre Pares.
Autores:Rosângela de Fátima Campos Rosa (FIOCRUZ - IOC - Fiocruz - Instituto Oswaldo Cruz) ; Simone Souza Monteiro (FIOCRUZ - IOC - Fiocruz - Instituto Oswaldo Cruz)

Resumo

O presente estudo analisa o perfil e as atividades educativas desenvolvidas por um grupo de jovens que participaram como multiplicadores de um Programa Governamental de Prevenção em DST/AIDS e gravidez não planejada, voltado para escolas públicas. Este programa, implementado em 2007, realizou oficinas educativas de formação para jovens estudantes da rede pública com o objetivo de promover a Educação entre Pares sobre saúde sexual e reprodutiva no contexto escolar. A partir de entrevistas em profundidade com nove jovens multiplicadores, do sexo feminino, na faixa de 17 a 21 anos, o trabalho discute a contribuição da estratégia educativa de Educação entre Pares para as ações de promoção da saúde sexual e reprodutiva no contexto escolar e para a trajetória pessoal dos multiplicadores. Os achados revelam que a formação recebida pelas multiplicadoras, somada a interação com profissionais das áreas de educação e saúde, contribuiu para o desenvolvimento de ações de cunho participativo e dialógico sobre saúde sexual e reprodutiva no contexto escolar. A experiência como multiplicador colaborou para a aquisição de conhecimentos sobre temas ligados à sexualidade, para o amadurecimento pessoal e ampliação das perspectivas acadêmicas e profissionais das jovens. Todavia, as entrevistadas encontram dificuldades em adotar práticas de sexo seguro nos relacionamentos estáveis, reiterando a importância da abordagem das relações de gênero nas ações educativas relativas à saúde sexual e reprodutiva como recurso argumentativo e reflexivo com seus parceiros afetivo-sexuais. Os resultados sugerem que a estratégia educativa da Educação entre Pares deve ser considerada por gestores de políticas públicas em saúde no contexto escolar como um recurso de diálogo e interação entre jovens,saúde e educação.


Palavras-chave:  DST/AIDS, Educação entre Pares, Contexto Escolar