1168-1 | O REUSO DA INFORMAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA A PARTIR DE UM REPOSITORIO INSTITUCIONAL (RI): UM ESTUDO EXPLORATÓRIO | Autores: | Maria da Conceição Rodrigues de Carvalho (ICICT-FIOCRUZ - Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tec.Saúde) ; Sandra Gomes (UFF - Universidade Federal Fluminense) |
Resumo Introdução
No âmbito das instituições de pesquisa e ensino são inúmeros os contextos de produção de conhecimento que apresentam potencial para a geração de produtos de difusão científica em saúde. As reestruturações institucionais oriundas da produção e absorção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na sociedade inspiram discussões e pesquisas no campo científico. Um dos eventos mais marcantes é o movimento do Acesso Livre que preconiza que o acesso à informação é um direito para a prática democrática. Com o uso crescente das TICs na atividade científica, abre-se um leque de possibilidades de reconfiguração e reuso do conhecimento e a adoção de Repositórios Institucionais surge como um componente relevante para a reestruturação do modelo de comunicação da publicação cientifica tradicional.
O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde–Icict, da Fiocruz, cujo objeto de pesquisa e ensino é a própria informação, tem como desafio debruçar-se sobre as convergências e distanciamentos entre as práticas editoriais tradicionais e aquelas que trazem como pano de fundo a Internet, o acesso à informação digital e o movimento do Acesso Livre.
Objetivo
O principal objetivo deste projeto é apontar parâmetros para o estabelecimento de estratégias para a gestão da informação técnico-científica produzida pelo Icict, na perspectiva do seu reuso, considerando as possibilidades oferecidas para auxiliar os pesquisadores/professores do Icict na produção e edição de textos como apoio ao ensino na pós-graduação lato e stricto sensu, utilizando a produção intelectual armazenada no RI desta instituição.
Metodologia
A primeira etapa envolveu a identificação de experiências descritas como de sucesso, nacionais e internacionais no setor de editoração científica, não exclusivamente no campo da saúde. Foram analisados websites e relatos de experiências e percebeu-se que Repositórios Institucionais e temáticos emergem como a principal estratégia adotada pelas instituições de ensino e pesquisa para potencializar e ampliar os produtos de difusão cientifica.
Resultados preliminares
Encontra-se em curso no Icict o desenvolvimento de um repositório institucional alimentado com a produção intelectual institucional relativa ao campo da Informação em Saúde. Uma equipe multidisciplinar está dedicada às questões relacionadas a direitos autorais e à criação de novos produtos, em uma perspectiva de reuso do conhecimento produzido e registrado.
Palavras-chave: repositorio institucional, acesso livre, informação técnico-científica |