9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1165-1


Poster (Painel)
1165-1Secretaria da Saúde do RS - Saúde da Pessoa com Deficiência - Rede de Atenção à Saúde Auditiva - Implementação da Triagem Auditiva Neonatal no RS.
Autores:Márcia Falcão Fabrício (SES RS - Secretaria da Saúde do RS) ; Cristiane Schuller (SES RS - Secretaria da Saúde do RS)

Resumo

A audição é fundamental para a aquisição e desenvolvimento da linguagem verbal e integração social. A surdez é o déficit sensorial mais comum nos seres humanos, cujo diagnóstico é feito tardiamente, por volta dos 3 anos. A prevalência da deficiência auditiva é de 1 a 3 em cada 1.000 recém-nascidos, para crianças sem risco e de 2 a 4 para cada 100 crianças internadas em UTI. O RS possui uma Rede de Atenção à Saúde Auditiva e, com a aquisição de 40 equipamentos para realizar a Triagem Auditiva Neonatal em âmbito estadual, em uma ação entre o Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial - DAHA e a Saúde da Criança e do Adolescente, o RS passa a realizar o Teste da Orelhinha nos recém-nascidos, o que permite o diagnóstio precoce da surdez.


Palavras-chave:  Secretaria da Saúde do RS, Rede de Atenção a Saúde Auditiva, Triagem Auditiva Neonatal