<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1162-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1162-2</td><td><b>A integrao de diversos processos na aprendizagem: o desafio de ensinar e aprender a prtica multiprofissional</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Elen Martins da Silva Castelo Branco </u> (EEAN UFRJ - ESCOLA DE ENFERMAGEM ANNA NERYHUCFF - HOSPITAL UNIVERSITARIO CLEMENTINO FRAGA FILHO) ; Maria Luiza Oliveira Teixeira (EEAN UFRJ - ESCOLA DE ENFERMAGEM ANNA NERYHUCFF - HOSPITAL UNIVERSITARIO CLEMENTINO FRAGA FILHO) ; Cecilia Maria Isidoro Pinto (EEAN UFRJ - ESCOLA DE ENFERMAGEM ANNA NERYHUCFF - HOSPITAL UNIVERSITARIO CLEMENTINO FRAGA FILHO) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>O Programa de Residencia Integrada Multiprofissional em Sade do HUCFF/UFRJ conta com a participao de 7 reas: enfermagem, farmcia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrio, psicologia e servio social. Nesta primeira turma temos 20 alunos, com em mdia 3 alunos de cada rea. Tal diversidade nos levou a pensar de que forma, ns professoras de enfermagem conduziramos 3 disciplinas comuns:metodologia da pesquisa, Educao em Sade, Educao Popular, Educao Permanente e Como estudar: desenvolvendo a auto-aprendizagem e a motivao. A experincia acumulada nas atividades, a observao e a percepo da individualidade foram alguns elementos reunidos para a adoo de um enfoque integrador frente as mltiplas expectativas percebidas nos residentes. Estratgias integradoras permitiram que esse momento inicial traduzisse a vontade de aprender os contedos que oferecidos nas disciplinas. Para manter o desejo de aprender foi necessrio trabalhar com situaes geradoras de aes e reaes, dentre outras atividades fundamentais realizao da aprendizagem. As tarefas foram adequadas a capacidade de aprendizagem, ao conhecimento prvio e a criao de contextos de aprendizagem adequados aos estilos de aprendizagem, o que garantiu o interesse no processo e proporciou a avaliao dos objetivos. O atendimento individual motivou o desejo de aprender. Importante destacar que o modelo pedaggico do Programa tem como eixo norteador a pedagogia problematizadora, por isso a valorizao da compreenso, da ateno,das relaes sociais e dos fatores motivacionais implica na discusso dos eixos tericos que fundamentam a aprendizagem mais ativa, principalmente no que tange conscincia e ao controle que o estudante exerce sobre seu desempenho, aspectos estes desenvolvidos nas disciplinas. Isto implica numa viso de aprendizagem mais adequada e eficaz onde so necessrias mudanas nos sujeitos e a reorganizao dos cenrios com criatividade e senso crtico. O ambiente deve torna-se estimulador, o professor surge como mediador e o estudante aprende a monitorar as suas aes. Contrapondo-se prtica de ensino tradicional, a maneira como as questes foram discutidas caracterizam-se pelo maior envolvimento do residente na atividade, pelo reconhecimento das proprias dificuldades e pelo uso de estratgias para a resoluo dos problemas. Todo esse processo foi construido em conjunto com os residentes e avaliado por eles e pelos professores como positivo no alcance dos objetivos.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;APRENDIZAGEM, INTEGRAO, MULTIPROFISSIONALIDADE</td></tr></table></tr></td></table></body></html>