9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1162-2



1162-2A integração de diversos processos na aprendizagem: o desafio de ensinar e aprender a prática multiprofissional
Autores:Elen Martins da Silva Castelo Branco (EEAN UFRJ - ESCOLA DE ENFERMAGEM ANNA NERYHUCFF - HOSPITAL UNIVERSITARIO CLEMENTINO FRAGA FILHO) ; Maria Luiza Oliveira Teixeira (EEAN UFRJ - ESCOLA DE ENFERMAGEM ANNA NERYHUCFF - HOSPITAL UNIVERSITARIO CLEMENTINO FRAGA FILHO) ; Cecilia Maria Isidoro Pinto (EEAN UFRJ - ESCOLA DE ENFERMAGEM ANNA NERYHUCFF - HOSPITAL UNIVERSITARIO CLEMENTINO FRAGA FILHO)

Resumo

O Programa de Residencia Integrada Multiprofissional em Saúde do HUCFF/UFRJ conta com a participação de 7 áreas: enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e serviço social. Nesta primeira turma temos 20 alunos, com em média 3 alunos de cada área. Tal diversidade nos levou a pensar de que forma, nós professoras de enfermagem conduziríamos 3 disciplinas comuns:metodologia da pesquisa, Educação em Saúde, Educação Popular, Educação Permanente e Como estudar: desenvolvendo a auto-aprendizagem e a motivação. A experiência acumulada nas atividades, a observação e a percepção da individualidade foram alguns elementos reunidos para a adoção de um enfoque integrador frente as múltiplas expectativas percebidas nos residentes. Estratégias integradoras permitiram que esse momento inicial traduzisse a vontade de aprender os conteúdos que oferecidos nas disciplinas. Para manter o desejo de aprender foi necessário trabalhar com situações geradoras de ações e reações, dentre outras atividades fundamentais à realização da aprendizagem. As tarefas foram adequadas a capacidade de aprendizagem, ao conhecimento prévio e a criação de contextos de aprendizagem adequados aos estilos de aprendizagem, o que garantiu o interesse no processo e proporciou a avaliação dos objetivos. O atendimento individual motivou o desejo de aprender. Importante é destacar que o modelo pedagógico do Programa tem como eixo norteador a pedagogia problematizadora, por isso a valorização da compreensão, da atenção,das relações sociais e dos fatores motivacionais implica na discussão dos eixos teóricos que fundamentam a aprendizagem mais ativa, principalmente no que tange á consciência e ao controle que o estudante exerce sobre seu desempenho, aspectos estes desenvolvidos nas disciplinas. Isto implica numa visão de aprendizagem mais adequada e eficaz onde são necessárias mudanças nos sujeitos e a reorganização dos cenários com criatividade e senso crítico. O ambiente deve torna-se estimulador, o professor surge como mediador e o estudante aprende a monitorar as suas ações. Contrapondo-se à prática de ensino tradicional, a maneira como as questões foram discutidas caracterizam-se pelo maior envolvimento do residente na atividade, pelo reconhecimento das proprias dificuldades e pelo uso de estratégias para a resolução dos problemas. Todo esse processo foi construido em conjunto com os residentes e avaliado por eles e pelos professores como positivo no alcance dos objetivos.


Palavras-chave:  APRENDIZAGEM, INTEGRAÇÃO, MULTIPROFISSIONALIDADE