9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1162-1


Poster (Painel)
1162-1TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DO QUESTIONÁRIO HAKEMP 90 – ESCALA DO CONTROLE DA AÇÃO - PARA APLICAÇÃO EM ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
Autores:Elen Martins da Silva Castelo Branco (EEAN UFRJ - ESCOLA DE ENFERMAGEM ANNA NERY UFRJ) ; Mauricio de Abreu Pinto Peixoto (EEAN UFRJ - ESCOLA DE ENFERMAGEM ANNA NERY UFRJ) ; Neide Aparecida Titonelli Alvim (EEAN UFRJ - ESCOLA DE ENFERMAGEM ANNA NERY UFRJ)

Resumo

O estudo é parte de uma tese de doutorado que apresenta como objetivo verificar se a Teoria do Controle da Ação - TCA- permite identificar precocemente estudantes de enfermagem com risco para desempenho insatisfatório na implementação dos cuidados fundamentais de enfermagem. A TCA possibilita a compreensão da escolha de estrategias auto reguladoras para a manutenção do curso das ações do estudante, favorecendo as relações entre o desejo, a intenção e as ações.Tal componente está presente nas situações de enfermagem e é base para a atuação do enfermeiro, inclusive para decidir o planejamento do cuidado de enfermagem. Os pressupostos da TCA possibilitam classificar os estudantes em orientados para ação ou para o estado, segundo características motivacionais, volitivas e intencionais peculiares. As características da orientação para a ação e estado podem ser identificadas a partir da utilização de um instrumento auto – preenchível elaborado por Kuhl (1992) denominado HAKEMP 90 ou Escala do Controle da Ação, dispõe das versões em inglês, espanhol e alemão. Para o estudo optou-se pela versão em espanhol e o processo de avaliação de equivalência semântica para o português utilizou a tradução, a retradução e a adaptação transcultural. A equivalência entre os instrumentos foi obtida através de cinco etapas. Foram feitas as devidas correções para a compatibilidade semântica em seis itens componentes de H1 e H2a fim de que adquirissem clareza, objetividade e adequação. Por fim, os trinta e seis itens em português foram organizados e aplicados em cinco estudantes do curso de graduação em enfermagem. O objetivo da etapa foi verificar a compreensão dos estudantes acerca do instrumento e assim considerar que a versão da escala na língua portuguesa estava pronta para uso. A versão final em português foi definida após seleção e ajuste dos trinta e seis itens do questionário. A utilização da TCA traz conseqüências para a implementação dos cuidados de enfermagem, na medida em que se investiga as bases da ação para a manutenção de uma atitude favorável a aquisição do conhecimento orientado para um fim especifico. Nessa perspectiva, a TCA torna-se um recurso valioso para docentes e estudantes na implementação dos cuidados de enfermagem quando assume os contornos de um instrumento diagnóstico e torna viável a descoberta precoce do risco para o desempenho insatisfatório em situações específicas como o planejamento, a implementação e a avaliação do cuidado de enfermagem.


Palavras-chave:  ENFERMAGEM, APRENDIZAGEM, MOTIVAÇÃO