Poster (Painel)
1161-2 | A CONSTRUÇÃO DE VÍNCULO ENTRE EQUIPES DE SAÚDE DA FAMILIA INSERIDAS NO MESMO TERRITÓRIO | Autores: | Eliane Araujo (PMJP - Prefeitura Municipal de João Pessoa) ; Edilza Raulino (PMJP - Prefeitura Municipal de João PessoaPMJP - Prefeitura Municipal de João Pessoa) |
Resumo CARACTERIZAÇAO DO PROBLEMA: A Equipe de Saúde da Família é uma estratégia do Ministério da Saúde, que vem proporcionar uma reorganização da Atenção Básica. O município vem apostando na sua ampliação como meio de consolidar o SUS em defesa da vida, para tanto tem apostado em novos dispositivos como: Apoiador Matricial, Matriciamento, Acolhimento, Vínculo e Descentralização das ações um meio de resignificar o modelo de atenção que vivenciamos ao longo dos anos. DESCRIÇÀO DA EXPERIÈNCIA: Esta experiência foi operacionalizada através de oficinas realizadas com as Equipes de Saúde, na buscando a sensibilização dos profissionais na tentativa de construir e de fortalecer a comunicação entre elas. As oficinas foram desenvolvidas com quatro equipes de Saúde da Família que se encontra num mesmo território, este processo contou com cinco etapas e foram utilizadas nestes momentos perguntas norteadoras para problematizar e sensibilizar os profissionais como: O que é Vínculo; Qual a importância do Vínculo entre as equipes; Quais as dificuldades encontradas nas equipes para a criação do vínculo? Na realidade os profissionais vêm encarando o processo de criação de vínculo como um grande desafio. O que se fez necessário reconstruir a visão sobre integração no trabalho de equipe, para podermos adentrar no cuidado à saúde voltado a necessidade dos usuários. EFEITOS ALCANÇADOS: Estas oficinas revelaram o distanciamento que havia entre as equipes, mesmo elas estando dentro do mesmo território, como também possibilitou um olhar ampliado para o próprio processo de trabalho de cada equipe e nestes espaços foi potencializado os saberes individual de todos os integrantes da equipe para se chegar a uma nova construção do processo de trabalho através de um planejamento organizado. RECOMENDAÇOES: A construção de vinculo entre equipes vem contribuir com o novo modelo de atenção a saúde que o município vem apostando e vêm favorecer e empoderar os profissionais para que os mesmo possam compartilhar experiências e com isso levá-los a buscar novos saberes para melhorarem a produção do cuidado de toda a comunidade e não só do seu território, construindo vinculo e gerando autonomia dentro das próprias equipes.
Diante dos resultados obtidos sentiu-se a necessidade de dar continuidade a este processo e como também sistematizar a analise mensal da desenvoltura dessas equipes de saúde da família, com relação à produção de vínculo entre elas levando em conta a realidade de cada equipe.
Palavras-chave: Vinculo, Território, Trabalho em equipe |