9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1161-1


Poster (Painel)
1161-1ACOLHIMENTO: UM DISPOSITIVO EFICAZ PARA MUDANÇAS DE PRÁTICAS E REORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS
Autores:Edilza Raulino da Silva Raulino (PMJP - Prefeitura Municipal de João Pessoa)

Resumo

CARACTERIZAÇAO DO PROBLEMA:Diante da dificuldade que o município de João Pessoa tem enfrentado na perspectiva de consolidar um SUS em defesa da vida, o gestor tem procurado através de novos dispositivos ampliar o acesso as equipes de saúde da família (ESF) e dos serviços de saúde em implantar o acolhimento para que o usuário seja atendido na porta de entrada ele pelo menos seja escutado.DESCRIÇÀO DA EXPERIÈNCIA:A experiência aqui relatada que tem como foco a implantação do acolhimento,que tem se apresentado de forma bem diversificada na medida em que esse movimento perpassa por toda a rede de saúde do município e os relatos se apresentam diferenciados devido aos diferentes espaços dos serviços de saúde, seja na atenção primária, secundária e hospitalar. Um ponto dificil neste processo e a resistência de alguns profissionais que não estão dispostos a repensarem e reorganizarem o seu processo de trabalho.Cada serviço de saúde tem buscado reorganizar o seu processo trabalho partindo do principio do Acolhimento, diante disto é importante que aconteça em toda a rede para se alcançar o objetivo desejado. Não podemos esquecer que este é um processo participativo e que requer da gestão uma postura que garanta resolutividade as necessidades dos usuários.EFEITOS ALCANÇADOS: Trabalhar com o acolhimento apresenta o mesmo resultado seja em qualquer nível de atenção que ele seja usado na atenção básica ou hospitalar que é garantir o direito a todo o cidadão ao acesso ao serviço de saúde como também ser dado prioridades ao atendimento de acordo com a necessidade do atendimento e não, mas pela a hora de chegada e nem, mas pela distribuição de fichas que acaba não dando oportunidade a quem realmente precisa do atendimento, enfim é priorizar o atendimento e dialogar com os usuários que não conseguir ser atendido na hora e garantir o seu acesso em outro momento. Visualizamos quando trabalhamos com o acolhimento que não são mas formada as filas durante a madrugada na porta dos serviços para serem garantidos o acesso ao atendimento. RECOMENDAÇOES: Para implantar acolhimento não se pode esquecer da especificidade de cada lugar, mas o resultado que se espera quando se trabalha com o acolhimento é sempre o mesmo, o usuário como parte estruturante do processo de saúde, e não agente passivo de favores.Diante da experiència qualquer município pode e deve implantar o acolhimento buscando principalmente a adesão dos profissionais promovendo um processo de implantação participativo.


Palavras-chave:  Acolhimento, Ampliação do acesso, Processo de Trabalho