<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1159-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1159-1</td><td><b>A persepo dos estudantes da sade sobre a sua formao para o SUS </b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td>Lia Thieme Oikawa Zangirolani (PUC - Pontifcia Universidade Catlica de Campinas) ; <u>Ana Carla Albuquerque dos Santos </u> (PUC - Pontifcia Universidade Catlica de CampinasPUC - Pontifcia Universidade Catlica de Campinas) ; Raquel Caldato Stuck (PUC - Pontifcia Universidade Catlica de Campinas) ; Ana Carolina Ramos Castelhano Fuentes (PUC - Pontifcia Universidade Catlica de CampinasPUC - Pontifcia Universidade Catlica de CampinasPUC - Pontifcia Universidade Catlica de CampinasPUC - Pontifcia Universidade Catlica de Campinas) ; Juliane Custodio de Andrade (PUC - Pontifcia Universidade Catlica de CampinasPUC - Pontifcia Universidade Catlica de CampinasPUC - Pontifcia Universidade Catlica de CampinasPUC - Pontifcia Universidade Catlica de Campinas) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Instituies de ensino brasileiras tm-se esforado para articular ensino e servio na formao dos profissionais de sade, inserindo estudantes na rede de servios do SUS com incentivos governamentais como o Programa de Educao pelo Trabalho para a Sade - PET-Sade. A partir desta perspectiva objetivou-se conhecer o ensino para o SUS na percepo dos acadmicos. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, de anlise de contedo, embasado na Teoria da Ao Social. Foram entrevistados 27 estudantes, participantes do PET-Sade, dos cursos de medicina, psicologia, fonoaudiologia, enfermagem, cincias farmacuticas, odontologia, nutrio, terapia ocupacional e fisioterapia. As categorias de anlise foram o primeiro contato com o SUS, os aspectos positivos e frgeis do ensino para o SUS e os mtodos de ensino. O primeiro contato com o SUS ocorreu no primeiro e segundo perodos nos cursos de medicina, cincias farmacuticas, enfermagem, terapia ocupacional, odontologia, fonoaudiologia e psicologia. Os aspectos apontados como positivos pela maioria dos estudantes (35,8%) foram a observao do funcionamento do SUS como propiciadora do entendimento da sua organizao, seguido pela atuao prtica no SUS (33,7%), alm dos temas abordados nas aulas tericas tambm terem sido apontados como positivos por 26%. No que tange aos aspectos frgeis, a maioria referiu falta de aulas prticas (36,1%), carga horria insuficiente para o contedo (21,3%) e falta de multiprofissionalidade (14,7%) entre outros. Os mtodos apontados como estratgia de ensino totalizaram 148 tipos, sendo 56,7% aulas tericas, 12,2% visitas de reconhecimento, 10,1% atuao prtica entre outros. A partir dos resultados, o contedo apontou as aulas tericas como o principal mtodo, sendo a atuao prtica, uma estratgia de aproximao do SUS apontada como positiva. A partir da anlise destes apontamentos um desdobramento possvel a elaborao de um estudo dos planos de disciplinas que busque conhecer os momentos de contato com o SUS, os mtodos de ensino, os contedos trabalhados, para uma anlise comparativa com a fala dos estudantes. Isto subsidiaria um passo posterior, a construo coletiva, dos diferentes cursos, de uma reestruturao dos mtodos, aproveitando os cenrios e momentos comuns como campo frtil para a integrao do aprendizado e a criao de atividades e vivncias multidisciplinares, que permitam desenvolver a interdisciplinaridade no SUS, desde a formao na graduao. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;ensino, formao, percepo</td></tr></table></tr></td></table></body></html>