1157-1 | Ações Integradas em Saúde: construção conjunta da qualidade da assistência na Atenção Básica de Itajaí-SC | Autores: | Heitor Tognoli (UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí) ; Marcos Aurélio Maeyama (UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí) ; Lauren Provin (UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí) ; Tehura Auozani (UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí) ; Sara Hilgert (UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí) ; Flávia Oliveira (UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí) ; Imyra do Carmo Costa (UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí) |
Resumo Caracterização do problema: Com a inserção dos estudantes de medicina nas unidades básicas de saúde por períodos continuados, e com a interação mais próxima com o serviço, surgiu a preocupação em realizar a educação permanente dos profissionais da rede com foco na ampliação dos determinantes do processo saúde-doença, com o objetivo de unificar os discursos entre ensino-serviço, uma vez que a temática já é desenvolvida de forma teórica pelo curso, e torna-se fundamental isto ser ratificado pelos profissionais da rede de saúde que interagem com os alunos, para a consolidação especialmente na prática da ampliação destes determinantes. Descrição da experiência: Dessa forma, a proposta será realizar seminários quinzenais com os seguintes temas: saúde da criança e do adolescente, saúde da mulher, saúde da gestante, saúde do idoso, saúde mental e saúde do adulto. Estas oficinas contarão com convidados externos expertos nas respectivas áreas, e irão trabalhar sob a perspectiva das ações integradas em saúde (promoção, proteção, recuperação e reabilitação) e com o conceito ampliado de saúde, envolvendo desde o planejamento até a execução de ações no contexto do processo de trabalho da Estratégia Saúde da Família (ESF) nos eixos descritos no parágrafo anterior. O público alvo desses seminários serão médicos, dentistas e enfermeiros da Estratégia Saúde da Família do município, docentes das disciplinas que envolvem os respectivos ciclos (exemplo, docentes de ginecologia no ciclo de saúde da mulher), e todos os docentes da disciplina de Medicina de Família e Comunidade (MFC), que realizam a interface ensino-serviço. Em um segundo momento serão formados grupos de elaboração de diretrizes para cada um dos ciclos trabalhados, com apoio da gestão municipal, e participação dos profissionais da rede do SUS de Itajaí. Efeitos alcançados e recomendações: Com esse projeto espera-se avançar nos vetores 1 e 3 do eixo A do Pró-Saúde, por meio da sensibilização para ampliação do conceito do processo saúde doença pelos outros docentes do curso e oferecer uma educação permanente coerente com as atividades desenvolvidas na ESF; estas atividades tendem a favorecer inclusive a integração docente-assistencial no nível individual e coletivo por meio do consenso através das ações integradas de saúde (vetor 4 – Eixo B).
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde, Assistência Integral à Saúde, Educação Continuada |