<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1157-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1157-1</td><td><b>Aes Integradas em Sade: construo conjunta da qualidade da assistncia na Ateno Bsica de Itaja-SC</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Heitor Tognoli </u> (UNIVALI - Universidade do Vale do Itaja) ; Marcos Aurlio Maeyama (UNIVALI - Universidade do Vale do Itaja) ; Lauren Provin (UNIVALI - Universidade do Vale do Itaja) ; Tehura Auozani (UNIVALI - Universidade do Vale do Itaja) ; Sara Hilgert (UNIVALI - Universidade do Vale do Itaja) ; Flvia Oliveira (UNIVALI - Universidade do Vale do Itaja) ; Imyra do Carmo Costa (UNIVALI - Universidade do Vale do Itaja) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2><b>Caracterizao do problema:</b> Com a insero dos estudantes de medicina nas unidades bsicas de sade por perodos continuados, e com a interao mais prxima com o servio, surgiu a preocupao em realizar a educao permanente dos profissionais da rede com foco na ampliao dos determinantes do processo sade-doena, com o objetivo de unificar os discursos entre ensino-servio, uma vez que a temtica j desenvolvida de forma terica pelo curso, e torna-se fundamental isto ser ratificado pelos profissionais da rede de sade que interagem com os alunos, para a consolidao especialmente na prtica da ampliao destes determinantes. <b>Descrio da experincia:</b> Dessa forma, a proposta ser realizar seminrios quinzenais com os seguintes temas: sade da criana e do adolescente, sade da mulher, sade da gestante, sade do idoso, sade mental e sade do adulto. Estas oficinas contaro com convidados externos expertos nas respectivas reas, e iro trabalhar sob a perspectiva das aes integradas em sade (promoo, proteo, recuperao e reabilitao) e com o conceito ampliado de sade, envolvendo desde o planejamento at a execuo de aes no contexto do processo de trabalho da Estratgia Sade da Famlia (ESF) nos eixos descritos no pargrafo anterior. O pblico alvo desses seminrios sero mdicos, dentistas e enfermeiros da Estratgia Sade da Famlia do municpio, docentes das disciplinas que envolvem os respectivos ciclos (exemplo, docentes de ginecologia no ciclo de sade da mulher), e todos os docentes da disciplina de Medicina de Famlia e Comunidade (MFC), que realizam a interface ensino-servio. Em um segundo momento sero formados grupos de elaborao de diretrizes para cada um dos ciclos trabalhados, com apoio da gesto municipal, e participao dos profissionais da rede do SUS de Itaja. <b>Efeitos alcanados e recomendaes:</b> Com esse projeto espera-se avanar nos vetores 1 e 3 do eixo A do Pr-Sade, por meio da sensibilizao para ampliao do conceito do processo sade doena pelos outros docentes do curso e oferecer uma educao permanente coerente com as atividades desenvolvidas na ESF; estas atividades tendem a favorecer inclusive a integrao docente-assistencial no nvel individual e coletivo por meio do consenso atravs das aes integradas de sade (vetor 4  Eixo B). </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Ateno Primria Sade, Assistncia Integral Sade, Educao Continuada</td></tr></table></tr></td></table></body></html>