<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1156-3</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1156-3</td><td><b>A RELAO ENSINO-SERVIO COMO FACILITADORA DA EDUCACO PERMANENTE EM SADE</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Silvana Ceolin </u> (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Cristiane Trivisiol da Silva (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Marlene Gomes Terra (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Tais Vicari (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Cheila Sanfelice (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A proposta da Educao Permanente em Sade objetiva transformar as relaes no processo de trabalho, que visa a qualificao dos servios de sade com perspectivas de atualizao dos conhecimentos a partir de uma proposta de ao estratgica. Esta ao emerge ao considerar como referncia as necessidades de sade das pessoas e traar metas a partir das transformaes das prticas profissionais e da organizao do trabalho1..Este trabalho trata-se de um recorte de uma pesquisa intitulada  Educao Permanente em Sade: percepo dos enfermeiros/as de um hospital de ensino e tem como objetivo compreender como os enfermeiros/as percebem a Educao Permanente em Sade em um hospital de ensino e conhecer as facilidades/dificuldades sentidas pelos enfermeiros/as para efetivao da Educao Permanente em um hospital de ensino. Corresponde a uma pesquisa descritiva analtica de abordagem qualitativa realizada no perodo de setembro a outubro de 2009. Os sujeitos envolvidos foram os enfermeiros/as assistenciais de um hospital de ensino localizado na regio centro do estado e que aceitaram participar do estudo. Participaram do estudo 17 enfermeiros/as de maioria do sexo feminino. Para anlise e interpretao, os depoimentos foram transcritos e analisados conforme a tcnica de Anlise de Contedo Temtica proposta por Minayo para as pesquisas qualitativas em sade. Uma das facilidades sinalizada nos discursos dos enfermeiros/as a relao ao ensino-servio como contribuio para a EPS. Os enfermeiros/as reconhecem que a relao da academia com os profissionais assistentes beneficiria para as trocas de: conhecimento, vivncias, experincias entre os enfermeiros/as assistentes, os alunos e os docentes da graduao. Esta relao de troca faz com que os enfermeiros/as estejam em intensa busca por capacitaes, incentivados pela presena da academia.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;educao, educao continuada, enfermeiras</td></tr></table></tr></td></table></body></html>