1156-3 | A RELAÇÃO ENSINO-SERVIÇO COMO FACILITADORA DA EDUCACÃO PERMANENTE EM SAÚDE | Autores: | Silvana Ceolin (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Cristiane Trivisiol da Silva (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Marlene Gomes Terra (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Tais Vicari (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Cheila Sanfelice (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) |
Resumo A proposta da Educação Permanente em Saúde objetiva transformar as relações no processo de trabalho, que visa a qualificação dos serviços de saúde com perspectivas de atualização dos conhecimentos a partir de uma proposta de ação estratégica. Esta ação emerge ao considerar como referência as necessidades de saúde das pessoas e traçar metas a partir das transformações das práticas profissionais e da organização do trabalho1..Este trabalho trata-se de um recorte de uma pesquisa intitulada “Educação Permanente em Saúde: percepção dos enfermeiros/as de um hospital de ensino” e tem como objetivo compreender como os enfermeiros/as percebem a Educação Permanente em Saúde em um hospital de ensino e conhecer as facilidades/dificuldades sentidas pelos enfermeiros/as para efetivação da Educação Permanente em um hospital de ensino. Corresponde a uma pesquisa descritiva analítica de abordagem qualitativa realizada no período de setembro a outubro de 2009. Os sujeitos envolvidos foram os enfermeiros/as assistenciais de um hospital de ensino localizado na região centro do estado e que aceitaram participar do estudo. Participaram do estudo 17 enfermeiros/as de maioria do sexo feminino. Para análise e interpretação, os depoimentos foram transcritos e analisados conforme a técnica de Análise de Conteúdo Temática proposta por Minayo para as pesquisas qualitativas em saúde. Uma das facilidades sinalizada nos discursos dos enfermeiros/as é a relação ao ensino-serviço como contribuição para a EPS. Os enfermeiros/as reconhecem que a relação da academia com os profissionais assistentes é beneficiária para as trocas de: conhecimento, vivências, experiências entre os enfermeiros/as assistentes, os alunos e os docentes da graduação. Esta relação de troca faz com que os enfermeiros/as estejam em intensa busca por capacitações, incentivados pela presença da academia. Palavras-chave: educação, educação continuada, enfermeiras |