<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1156-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1156-2</td><td><b>A IMPORTNCIA DA INTEGRAO DOCENTE-ASSISTENCIAL NA FORMAO PROFISSIONAL</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Silvana Ceolin </u> (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Tais Vicari (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Cristiane Trivisiol da Silva (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Cheila Sanfelice (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Marlene Gomes Terra (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Atualmente o mercado de trabalho necessita de profissionais crticos, capazes de refletir sobre as suas prticas, criativos, que sejam capazes de resolver problemas dirios com as ferramentas que dispem e que saibam criar e manter boas relaes com seus parceiros de trabalho. Para tanto, necessria uma formao contextualizada, que propicie, desde a graduao um ambiente o mais semelhante possvel ao que encontraro nos seus cenrios profissionais. Este estudo tem como objetivo compreender a importncia da integrao docente-assistencial (IDA) na formao profissional. Trata de um recorte de uma pesquisa realizada entre setembro e novembro de 2009. Os sujeitos foram os estudantes do stimo e oitavo semestres do curso de graduao em enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), totalizando 9 estudantes. A coleta de dados foi realizada na forma de entrevista aberta gravada em udio MP3 atravs da questo orientadora:  como voc percebe a integrao entre docentes e enfermeiros/as assistenciais e qual a importncia na sua formao profissional? . Os depoimentos foram transcritos e analisados atravs da tcnica de analise de contedo proposta por Minayo. Os depoimentos apontaram para a importncia do ensino contextualizado na realidade do servio e a troca de vivncias como facilitadora do processo de aprendizado. Para os estudantes, a IDA mostra-se como uma forma de potencializar esse processo e apontada como uma forma de delinear o perfil profissional que desejam seguir. Pois quando h uma boa relao entre o docente e o assistencial h tambm disponibilidade de locais de ensino que facilitam o ensino-aprendizagem (BECCARIA; TREVISAN; JANUCCI, 2006) qualificando a formao. Tambm compreendem que colabora para amenizar a dicotomia existente entre teoria e prtica. Assim, a IDA, surge como uma alternativa para amenizar a distncia entre o saber e o fazer e qualificar a formao na enfermagem. Dessa maneira, a importncia da IDA est em tornar os campos de aulas curriculares mais produtivos e interessantes para os estudantes (BECCARIA; TREVISAN; JANUCCI, 2006). Pois, compreende-se que quando os espaos de ensino possibilitam a aquisio de conhecimentos de forma crtica e criativa esse conhecimento emancipador, possibilita que os estudantes atuem de forma a transformar a realidade, tanto como profissionais, quanto como cidados (BACKES, et. al 2008).</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;educao, enfermagem, sade</td></tr></table></tr></td></table></body></html>