<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1156-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1156-1</td><td><b>A necessidade de mudana nos modos de cuidar em enfermagem</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Silvana Ceolin </u> (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Cristiane Trivisiol da Silva (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Tais Vicari (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Stela Maris de Mello Padoin (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Marlene Gomes Terra (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Helena Carolina Noal (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Cheila Sanfelice (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Tendo em vista os crescentes avanos tecnolgicos e cientficos, impe-se a necessidade de mudanas no desenvolvimento do trabalho de enfermagem. necesrio que os profissionais de enfermagem sejam capazes de desenvolver o cuidado em sade implementando aes condizentes com o Sistema nico de Sade (SUS). Nesse sentido, destaca-se a importncia da Educao em Sade (ES) para transformar o cuidado na enfermagem. Esta estratgia objetiva desenvolver aes a partir da realidade e conhecimento das pessoas, contribuindo para que o sujeito adquira autonomia e possa identificar estratgias que ajudem a adotar ou modificar condutas que permitam um estado saudvel. (RUIZ, LIMA e MACHADO, 2004; GUEDES, SILVA E FREITAS, 2004; OLIVEIRA E GONALVES, 2004; OLIVEIRA, 2005). Nesse contexto, a Educao Permanente em Sade (EPS) surge como uma necessidade crescente no cotidiano dos profissionais, no sentido de prepar-los para desenvolver seu trabalho na realizao de aes mais participativas e horizontais. Essa estratgia busca o uso de metodologias inovadoras para a qualificao dos servios de sade. (BRASIL, 2007). Tem como objetivo analisar as necessidades presentes na prtica da educao em sade pela enfermagem. Trata de um recorte de uma pesquisa bibliogrfica realizada no segundo semestre de 2009. Para obteno do material, foi realizada busca de artigos na base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Cincias da Sade (LILACS) a partir dos descritores:  educao em sade and  promoo da sade and  enfermagem , publicados no perodo de 1986, data da aprovao da carta de Ottawa a 2008. A amostra final constituiu-se de 22 publicaes. A partir destas questes, evidencia-se que a educao permanente dos profissionais condio fundamental para o desenvolvimento da ES. A EPS surge como uma ferramenta para trabalhar sob novas formas de ensino-aprendizagem, fornecendo caminho para a transformao da realidade. Isso implica no reconhecimento de que s possvel mudar as formas de cuidar, se mudar tambm os modos de ensinar e aprender (BRASIL, 2007). Este estudo possibilitou o entendimento da necessidade de os profissionais estarem em permanente construo do conhecimento, atendendo s mudanas da sociedade para que possam qualificar a ateno sade das pessoas criando estratgias para a reformulao da realidade.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;EDUCAO CONTINUADA, EDUCAO EM SADE, ENFERMAGEM</td></tr></table></tr></td></table></body></html>