9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1156-1


Poster (Painel)
1156-1A necessidade de mudança nos modos de cuidar em enfermagem
Autores:Silvana Ceolin (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Cristiane Trivisiol da Silva (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Tais Vicari (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Stela Maris de Mello Padoin (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Marlene Gomes Terra (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Helena Carolina Noal (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA) ; Cheila Sanfelice (UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA)

Resumo

Tendo em vista os crescentes avanços tecnológicos e científicos, impõe-se a necessidade de mudanças no desenvolvimento do trabalho de enfermagem. É necesário que os profissionais de enfermagem sejam capazes de desenvolver o cuidado em saúde implementando ações condizentes com o Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse sentido, destaca-se a importância da Educação em Saúde (ES) para transformar o cuidado na enfermagem. Esta estratégia objetiva desenvolver ações a partir da realidade e conhecimento das pessoas, contribuindo para que o sujeito adquira autonomia e possa identificar estratégias que ajudem a adotar ou modificar condutas que permitam um estado saudável. (RUIZ, LIMA e MACHADO, 2004; GUEDES, SILVA E FREITAS, 2004; OLIVEIRA E GONÇALVES, 2004; OLIVEIRA, 2005). Nesse contexto, a Educação Permanente em Saúde (EPS) surge como uma necessidade crescente no cotidiano dos profissionais, no sentido de prepará-los para desenvolver seu trabalho na realização de ações mais participativas e horizontais. Essa estratégia busca o uso de metodologias inovadoras para a qualificação dos serviços de saúde. (BRASIL, 2007). Tem como objetivo analisar as necessidades presentes na prática da educação em saúde pela enfermagem. Trata de um recorte de uma pesquisa bibliográfica realizada no segundo semestre de 2009. Para obtenção do material, foi realizada busca de artigos na base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) a partir dos descritores: “educação em saúde” and “promoção da saúde” and “enfermagem”, publicados no período de 1986, data da aprovação da carta de Ottawa a 2008. A amostra final constituiu-se de 22 publicações. A partir destas questões, evidencia-se que a educação permanente dos profissionais é condição fundamental para o desenvolvimento da ES. A EPS surge como uma ferramenta para trabalhar sob novas formas de ensino-aprendizagem, fornecendo caminho para a transformação da realidade. Isso implica no reconhecimento de que só é possível mudar as formas de cuidar, se mudar também os modos de ensinar e aprender (BRASIL, 2007). Este estudo possibilitou o entendimento da necessidade de os profissionais estarem em permanente construção do conhecimento, atendendo às mudanças da sociedade para que possam qualificar a atenção à saúde das pessoas criando estratégias para a reformulação da realidade.


Palavras-chave:  EDUCAÇÃO CONTINUADA, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ENFERMAGEM