9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1154-1



1154-1Humanizando o Tratamento Oncológico com Atividades de Lazer para Pacientes Adultos Internados no Hospital Nossa Senhora da Conceição
Autores:Ana Feliciana Mesquita Bettiol (GHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Carla Lisiane Melo da Silva (GHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Luiz Carlos Haack (GHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Marli do Amaral Tirone (GHC - Grupo Hospitalar Conceição)

Resumo

Trata-se do relato de experiência da construção do projeto “Humanizando o Tratamento Oncológico com Atividades de Lazer para Pacientes Adultos Internados no Hospital Nossa Senhora da Conceição”. O Grupo Hospitalar Conceição (GHC) é vinculado ao Ministério da Saúde. Atende respectivamente nas áreas de traumato-ortopedia, pediatria, materno-infantil, clínica e cirurgia geral. O GHC é responsável pelo atendimento de grande parte da população de Porto Alegre, bem como da grande porto alegra e interior do Rio Grande do Sul. Este projeto é pré-requisito para a conclusão do Curso de Especialização Técnica em Informação e Saúde, realizado pelo GHC em parceria com a Fiocruz. O referido projeto visa oferecer atividades de lazer aos pacientes internados, a fim de proporcionar maior qualidade de vida no atendimento. Acredita-se que a implementação destas atividades refletirá no processo de recuperação do paciente, amenizará as tensões e deixará o tratamento menos traumático, bem como contribuirá para a redução do período de internação. Trabalhar em parceria com equipe multiprofissional, é oferecer um atendimento na perspectiva da atenção hospitalar humanizada, buscando atividades lúdicas e culturais como forma de lazer, estimular a socialização, a afetividade, o bem-estar físico e mental do paciente e seus familiares a elevarem sua estima. O presente projeto contempla três diretrizes do SUS, Universalidade, atendendo a todos sem distinção ou custo; Integralidade, fornecendo atenção necessária à saúde do paciente, promovendo ações contínuas de prevenção e tratamento aos indivíduos, em qualquer nível de complexidade e Equidade disponibilizando recursos e serviços de acordo com as necessidades de cada um, canalizando maior atenção aos que mais necessitam. Através das interações sociais com o mundo físico e social, do meio em que está inserido, o paciente com câncer, juntamente com sua família poderá compartilhar suas dores e angústias e, desta forma, encarar o período do tratamento como uma experiência enriquecedora, como um momento de transição, de crescimento, de mudanças no qual a dor possa ser superada e os laços de amor e amizade estabelecidos.


Palavras-chave:  Humanização, Sistema Único de Saúde, Atividades de Lazer