<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1149-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1149-1</td><td><b>EXPERINCIAS DE COMPOSIO E FORTALECIMENTO DAS CIES EM PERNAMBUCO:O APOIO INSTITUCIONAL COMO POTENCIALIZADOR.</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Monik Duarte </u> (SES/PE - SECRETARIA ESTADUAL DE SADE DE PERNAMBUCO) ; Juliana Leo Pontes (SES/PE - SECRETARIA ESTADUAL DE SADE DE PERNAMBUCO) ; Idalacy de Carvalho Barreto (SES/PE - SECRETARIA ESTADUAL DE SADE DE PERNAMBUCOSES/PE - SECRETARIA ESTADUAL DE SADE DE PERNAMBUCO) ; Edna Mirtes dos Santos Granja (SES/PE - SECRETARIA ESTADUAL DE SADE DE PERNAMBUCO) ; Cristiane Oliveira (SES/PE - SECRETARIA ESTADUAL DE SADE DE PERNAMBUCO) ; Agleildes Aricheles Leal de Queiros (SES/PE - SECRETARIA ESTADUAL DE SADE DE PERNAMBUCO) ; Maria Emilia Monteiro Higino da Silva (SES/PE - SECRETARIA ESTADUAL DE SADE DE PERNAMBUCO) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Historicamente, a Educao Permanente vem defendendo a necessidade de colocar o cotidiano da formao dos trabalhadores de sade dentro da realidade do servio atravs da construo de espaos coletivos que possibilitem a reflexo e avaliao de sentido dos atos produzidos nas prticas dos servios. Nesse contexto, o governo federal instituiu em 2004, atravs da Portaria GM/MS n. 198, a Poltica Nacional de Educao Permanente em Sade, sendo alterada posteriomente pela Portaria GM/MS n1.996/2007. Entre os dispositivos colocados por essa portaria temos a conduo regional da Poltica que se dar por meio dos Colegiados de Gesto Regional, com a participao das Comisses Permanentes de Integrao Ensino-Servio (CIES), instncias intersetoriais e interinstitucionais permanentes, que participam da formulao, conduo e desenvolvimento da Poltica. Em Pernambuco, foi disparado um processo liderado pela Escola de Sade Pblica de Pernambuco de implantao das CIES regionais, utilizando como uma das estratgias a realizao de Seminrios Regionais, o que possibilitou alguns avanos. No entanto, diante do desafio de inserir a pedagogia da Educao Permanente como sendo algo que opere processos significativos a partir da realidade e considerando o cenrio local; a gesto da educao optou pela estratgia metodolgica de apostar no Apoio Institucional como dispositivo potente para otimizar esse processo. Os apoiadores do processo desenvolveram suas atividades a partir de um mapeamento do territrio caracterizando as potencialidades e fragilidades/necessidades de formao para as regionais, depois identificaram atores estratgicos para a (re)composio das CIES Regionais e propiciou a organizao do processo de trabalho da CIES atravs da elaborao de um regimento interno. Alm disso, estimulou a construo de diretrizes para a elaborao do Plano de Ao Regional de Educao Permanente em Sade, que serve de norteador para as atividades das Comisses na conduo dessa Poltica. Portanto, entende-se que essa estratgia do apoio institucional como disparador e potencializador de processos, foi fundamental para o fomento ao exerccio do protagonismo dos sujeitos nos territrios com uma anlise de suas implicaes e uma convocao do potencial criativo prprio da vida para a construo de novos modos de gerir o trabalho nos servios. </font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;CIES, Apoio Institucional, Educao Permanente em Sade</td></tr></table></tr></td></table></body></html>