<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1148-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1148-1</td><td><b>Demanda e necessidades de formao da fora de trabalho em sade em vrios modelos de prestao de servios de sade</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Rosemari Dorigon Reinhardt </u> (ETSUS/RS - ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAO PROFISSIONAL EM SAUDE DO RS) ; Maria Elida Machado (ETSUS/RS - ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAO PROFISSIONAL EM SAUDE DO RS) ; Alexandre Gamba Menezes (ETSUS/RS - ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAO PROFISSIONAL EM SAUDE DO RS) ; Snia Fontoura Cardoso (ETSUS/RS - ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAO PROFISSIONAL EM SAUDE DO RS) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>O estudo financiado pela UNESCO atravs do Ministrio da Sade visou situar as principais caractersticas de gesto das escolas tcnicas pblicas do Estado do Rio Grande Sul que oferecem cursos na rea da sade em relao s formas de construo e articulao com pessoas, rgos e instituies da comunidade, que desenvolvem aes colaborativas com as unidades escolares. As escolas pesquisadas possuem um total de 12 cursos tcnicos na rea da sade, distribudos da seguinte forma: cinco oferecem o Tcnico de Enfermagem, duas Nutrio e Diettica enquanto que Administrao Hospitalar, Patologia Clnica, Radiologia-Radiodiagnstica, Prtese Dentria e Segurana do Trabalho constituem uma nica oferta na rede pblica do Estado. Esta investigao teve o propsito de investigar como os diretores, coordenadores pedaggicos e professores reconhecem e viabilizam prticas sociais que aproximam a misso formadora das escolas e as caractersticas da gesto com as necessidades de educao e sade de suas coletividades, numa perspectiva integradora e intersetorial. Neste sentido, a pesquisa de carter quanti-qualitativo, com desenvolvimento da metodologia DELPHI, envolveu oito diretores, oito coordenadores pedaggicos e 38 professores. Os resultados apontaram que essas escolas estabelecem algum tipo de dilogo com instituies da comunidade, mesmo que a forma de gesto no seja propriamente intersetorial. Neste sentido, as aes colaborativas tm oportunizado o aperfeioamento da escola em relao ao currculo escolar na concepo de que ensinar e aprender exigem relaes capazes de promover a formao integral do cidado. Essa realidade aponta mudanas que fortalecem a relao da escola e comunidade e a melhoria dos processos de planejamento e de ensino e aprendizagem na rea da formao profissional em sade.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;EDUCAO PROFISSIONAL, SISTEMA UNICO DE SADE, FORMAO DE RECURSOS HUMANOS EM SADE</td></tr></table></tr></td></table></body></html>