9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1148-1



1148-1Demanda e necessidades de formação da força de trabalho em saúde em vários modelos de prestação de serviços de saúde
Autores:Rosemari Dorigon Reinhardt (ETSUS/RS - ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAUDE DO RS) ; Maria Elida Machado (ETSUS/RS - ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAUDE DO RS) ; Alexandre Gamba Menezes (ETSUS/RS - ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAUDE DO RS) ; Sônia Fontoura Cardoso (ETSUS/RS - ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAUDE DO RS)

Resumo

O estudo financiado pela UNESCO através do Ministério da Saúde visou situar as principais características de gestão das escolas técnicas públicas do Estado do Rio Grande Sul que oferecem cursos na área da saúde em relação às formas de construção e articulação com pessoas, órgãos e instituições da comunidade, que desenvolvem ações colaborativas com as unidades escolares. As escolas pesquisadas possuem um total de 12 cursos técnicos na área da saúde, distribuídos da seguinte forma: cinco oferecem o Técnico de Enfermagem, duas Nutrição e Dietética enquanto que Administração Hospitalar, Patologia Clínica, Radiologia-Radiodiagnóstica, Prótese Dentária e Segurança do Trabalho constituem uma única oferta na rede pública do Estado. Esta investigação teve o propósito de investigar como os diretores, coordenadores pedagógicos e professores reconhecem e viabilizam práticas sociais que aproximam a missão formadora das escolas e as características da gestão com as necessidades de educação e saúde de suas coletividades, numa perspectiva integradora e intersetorial. Neste sentido, a pesquisa de caráter quanti-qualitativo, com desenvolvimento da metodologia DELPHI, envolveu oito diretores, oito coordenadores pedagógicos e 38 professores. Os resultados apontaram que essas escolas estabelecem algum tipo de diálogo com instituições da comunidade, mesmo que a forma de gestão não seja propriamente intersetorial. Neste sentido, as ações colaborativas têm oportunizado o aperfeiçoamento da escola em relação ao currículo escolar na concepção de que ensinar e aprender exigem relações capazes de promover a formação integral do cidadão. Essa realidade aponta mudanças que fortalecem a relação da escola e comunidade e a melhoria dos processos de planejamento e de ensino e aprendizagem na área da formação profissional em saúde.


Palavras-chave:  EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, SISTEMA UNICO DE SAÚDE, FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE