9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1143-2



1143-2(Re)criando práticas de atuação no Estado da Bahia: A experiência do apoio institucional nas Macroregiões Sul e Extremo Sul.
Autores:Amanda Menegola Blauth (SESAB - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia) ; Erica Menezes (SESAB - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia) ; Maria Aguinê Cunha (SESAB - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia) ; Nilma Santos (SESAB - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia) ; Victor Brandão (SESAB - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia)

Resumo

A partir de 2007, com a mudança de governo, a Diretoria de Atenção Básica (DAB) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia passou a promover mudanças na forma de fazer gestão de suas ações buscando ser condizente com a nova proposta política. Tais mudanças versaram sobre o organograma da DAB, que passou a contar com três coordenações, sendo a Coordenação de Apoio e Desenvolvimento, subdividida em 6 equipes de apoio institucional organizadas entre as 9 Macrorregiões do Estado. O presente trabalho tem por objetivo descrever como a equipe de apoio institucional relacionada às macros Sul e Extremo Sul se organizou e desenvolveu suas ações entre os anos de 2007 a 2009 tendo em vista as diretrizes, princípios e projetos políticos desta Diretoria. Além disso, visa identificar e problematizar acerca dos avanços, limites e desafios desta atuação considerando seu objetivo, que é o de apoiar os municípios para a melhoria da atenção básica à saúde. Foram utilizados para subsidiar a análise, indicadores quantitativos, mapas das especificidades sociais, econômicas e políticas da região, além das impressões da equipe. Para desenvolver a descrição e as análises nos embasamos na cartografia. Constata-se que diversos são os fatores que influenciaram na organização da equipe para desenvolver as ações de apoio aos municípios. Entre eles estão: contexto político, prioridades de projetos estratégicos, tempo dos membros na mesma equipe, aspectos interrelacionais na equipe e na DAB, a compreensão do ideário de co-gestão e características das macrorregiões Sul e Extremo Sul da Bahia. Considera-se que muitos são os desafios para qualificar a atenção básica através da ação de apoio institucional do Estado, contudo, identifica-se que a forma de relação possibilitada pelo apoio institucional tornou o acesso dos municípios às políticas propostas de forma mais rápidas, efetivas e claras. Em avaliação respondida pelos municípios das macrorregiões realizada durante a III Rodada da Atenção Básica, foram obtidas avaliações positivas quanto a resolutividade da equipe de apoio, a maioria dos Municípios conheciam a prática do Apoio Institucional e identificavam membros das equipes de apoio relacionados a sua macrorregião. O apoio para além de facilitar o acesso às políticas, vem conduzindo a proposta de democracia institucional para dentro da DAB e na relação com os municípios e o governo federal, pois ele representa um desenho institucional, mas também, uma conduta participativa e horizontal.


Palavras-chave:  Gestão, Atenção Básica, Apoio Institucional