9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1143-1



1143-1‘Era uma vez Jubiabá’ - O curso de especialização em saúde da família e gestão da atenção básica com ênfase em Linhas de Cuidado à luz da Política de Educação Permanente
Autores:Amanda Menegola Blauth (SESAB - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia) ; Erica Menezes (SESAB - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia) ; Carolina Pereira Lobato (SESAB - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia) ; José Cristiano Soster (SESAB - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia) ; Rebeca Silva de Barros (SESAB - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia) ; Ricardo Souza Heinzelmann (SESAB - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia)

Resumo

No cotidiano dos municípios, a Atenção Básica, orientada pela Estratégia de Saúde da Família (ESF), não deve ter seu foco na doença e deve ser capaz de resolver e evitar a maioria dos problemas de saúde. Contudo, em que pese os vários avanços no campo da ESF, ainda há grandes desafios a serem enfrentados na gestão do trabalho e da educação na saúde, nas relações e vínculos de trabalho dos trabalhadores da atenção básica e na transformação efetiva do Modelo Tecno-assistencial hegemônico. Diante disso, a Diretoria de Atenção/ SESAB, em parceria com a UNASUS, Escola Estadual de Saúde Pública (EESP) e Grupo Hospitalar Conceição (GHC) propôs os cursos de especialização em saúde da família e gestão da Atenção Básica, ambos com ênfase na Implantação de Linhas de Cuidado. Essa proposta teve como objetivo consolidar mudanças na organização e no processo de trabalho das equipes de saúde da família e gestão da atenção básica, buscando qualificar e ampliar suas ações e avançar na produção de uma atenção integral à saúde, fomentando e desenvolvendo nos educandos a capacidade: de refletir criticamente sobre seu fazer e sobre as ações da equipe, de planejar, organizar, desenvolver e avaliar ações necessárias para implantação das linhas de cuidado na atenção básica. Participam dessa experiência trabalhadores de nível superior da ESF e gestores municipais e vem sendo desenvolvida através da utilização de tecnologias de educação à distância (com uso da plataforma virtual de aprendizagem Moodle e de recursos como o Telessaúde) em modalidade semi-presencial. Estão em fase de finalização dos Cursos, aproximadamente 350 profissionais de 30 municípios (sendo que destes 28 são pólos de microrregião), configurando ainda 30 Núcleos Microrregionais de Educação Permanente. O curso foi estruturado em módulos obrigatórios e optativos relacionados à: 1) ciclos de vida; 2) agravos e 3) populações em situação de vulnerabilidade. Tais módulos, respeitando a espiralidade na construção do saber pelos próprios educandos, concentravam em si 3 eixos: a) qualificação da clínica; b) organização do processo de trabalho e c) gestão da atenção básica. O desenvolvimento dessa experiência, no Estado da Bahia, vem demonstrando que é possível desencadear processos de Educação Permanente descentralizados e regionalizados fortalecendo a Atenção Básica e qualificando o cuidado à saúde da população.


Palavras-chave:  Educação Permanente, Atenção Básica, Educação à Distância