<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1142-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1142-1</td><td><b>Contextualizando os saberes e prticas na formao de Recursos Humanos dos diferentes cursos da Graduao em Sade</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Alexandre Gamba Menezes </u> (ESP/RS - ESCOLA DE SADE PBLICA) ; Rosemari Dorigon Reinhardt (ESP/RS - ESCOLA DE SADE PBLICA) ; Ilaine Schimitz (ESP/RS - ESCOLA DE SADE PBLICA) ; Lucia Silva E Silva (ESP/RS - ESCOLA DE SADE PBLICA) ; Maria Isabel Barros Bellini (ESP/RS - ESCOLA DE SADE PBLICA) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>A Escola de Sade Pblica, por meio da Estao RORHES/RS vem desenvolvendo, desde 2006, atividades de investigao que visam contribuir para compreenso contextualizada da poltica de Recursos Humanos para o Sistema nico de Sade (SUS), tendo em vista que o atendimento da misso constitucional de ordenar a formao dos profissionais de sade se insere dentro desta poltica. O processo de reconfigurao da educao superior no RS tem atingido, de forma gradativa, os diferentes cursos de graduao na rea da sade, a seguir: Biomedicina; Cincias Biolgicas; Educao Fsica; Enfermagem; Farmcia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Medicina Veterinria; Nutrio; Odontologia; Psicologia; Servio Social e Terapia Ocupacional. Este estudo patrocinado pela Escola de Sade Pblica (ESP) Ministrio da Sade (MS) e Organizao Panamericana de Sade (OPAS) pretende situar como os tempos da teoria e da prtica dos cursos de graduao em sade esto conectados formao profissional, considerando as estratgias implementadas pelas instituies para integrar o ensino acadmico aos servios do Sistema nico de Sade (SUS). O objetivo da pesquisa, portanto, avaliar o processo de integrao do ensino das Instituies de Ensino Superior (IES) com os servios do Sistema nico de Sade (SUS), tendo em vista formao de um perfil multiprofissional de graduao compatvel com as exigncias atuais da sociedade. A metodologia, de carter quanti-qualitativo, ir considerar os objetivos da graduao em sade e sua relao com o currculo proposto, no que concerne s concepes de ensino e servio pelos 14 cursos da rea da sade. O estudo atinge 76 cursos superiores de graduao em sade, que se encontram em processo de reforma de seus currculos e com certificao de, no mnimo, uma turma de alunos at 2008. A coleta foi realizada por meio de entrevistas de campo com as coordenaes dos cursos e pesquisa documental, buscando identificar a percepo do pblico-alvo, bem como as relaes conceituais existentes nas Propostas dos cursos. O Plano da Atividade e o Termo de Consentimento foram aprovados pelo Comit de tica da Escola de Sade Pblica (ESP). A apresentao dos resultados possibilita visualizar o contexto da atividade e as prticas realizadas pelas instituies de graduao em sade nos servios do Sistema nico de Sade (SUS), na configurao do novo perfil profissional na rea da sade no RS.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;GRADUAO EM SADE, EDUCAO PROFISSIONAL, RECURSOS HUMANOS</td></tr></table></tr></td></table></body></html>