9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1142-1



1142-1Contextualizando os saberes e práticas na formação de Recursos Humanos dos diferentes cursos da Graduação em Saúde
Autores:Alexandre Gamba Menezes (ESP/RS - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA) ; Rosemari Dorigon Reinhardt (ESP/RS - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA) ; Ilaine Schimitz (ESP/RS - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA) ; Lucia Silva E Silva (ESP/RS - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA) ; Maria Isabel Barros Bellini (ESP/RS - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA)

Resumo

A Escola de Saúde Pública, por meio da Estação RORHES/RS vem desenvolvendo, desde 2006, atividades de investigação que visam contribuir para compreensão contextualizada da política de Recursos Humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS), tendo em vista que o atendimento da missão constitucional de ordenar a formação dos profissionais de saúde se insere dentro desta política. O processo de reconfiguração da educação superior no RS tem atingido, de forma gradativa, os diferentes cursos de graduação na área da saúde, a seguir: Biomedicina; Ciências Biológicas; Educação Física; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; Psicologia; Serviço Social e Terapia Ocupacional. Este estudo patrocinado pela Escola de Saúde Pública (ESP) Ministério da Saúde (MS) e Organização Panamericana de Saúde (OPAS) pretende situar como os tempos da teoria e da prática dos cursos de graduação em saúde estão conectados à formação profissional, considerando as estratégias implementadas pelas instituições para integrar o ensino acadêmico aos serviços do Sistema único de Saúde (SUS). O objetivo da pesquisa, portanto, é avaliar o processo de integração do ensino das Instituições de Ensino Superior (IES) com os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo em vista à formação de um perfil multiprofissional de graduação compatível com as exigências atuais da sociedade. A metodologia, de caráter quanti-qualitativo, irá considerar os objetivos da graduação em saúde e sua relação com o currículo proposto, no que concerne às concepções de ensino e serviço pelos 14 cursos da área da saúde. O estudo atinge 76 cursos superiores de graduação em saúde, que se encontram em processo de reforma de seus currículos e com certificação de, no mínimo, uma turma de alunos até 2008. A coleta foi realizada por meio de entrevistas de campo com as coordenações dos cursos e pesquisa documental, buscando identificar a percepção do público-alvo, bem como as relações conceituais existentes nas Propostas dos cursos. O Plano da Atividade e o Termo de Consentimento foram aprovados pelo Comitê de Ética da Escola de Saúde Pública (ESP). A apresentação dos resultados possibilita visualizar o contexto da atividade e as práticas realizadas pelas instituições de graduação em saúde nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), na configuração do novo perfil profissional na área da saúde no RS.


Palavras-chave:  GRADUAÇÃO EM SAÚDE, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, RECURSOS HUMANOS