<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1138-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1138-1</td><td><b>O Apoio Institucional como estratgia da Educao Permanente em Sade no Estado de Pernambuco: reconhecimento de singularidades e identificao de desafios.</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Edna Mirtes Santos Granja </u> (SES - Secretaria Estadual de Sade do Estado de Pernambuco) ; Maria Emlia Monteiro Higino da Silva (SES - Secretaria Estadual de Sade do Estado de Pernambuco) ; Agleildes Arichele Leal de Queirs (SES - Secretaria Estadual de Sade do Estado de Pernambuco) ; Idalacy de Carvalho Barreto (SES - Secretaria Estadual de Sade do Estado de Pernambuco) ; Juliana Leo Pontes (SES - Secretaria Estadual de Sade do Estado de Pernambuco) ; Monik Silva Duarte (SES - Secretaria Estadual de Sade do Estado de Pernambuco) ; Cristiane Oliveira (SES - Secretaria Estadual de Sade do Estado de Pernambuco) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Ao longo dos ltimos anos, a Educao Permanente (EP) em Sade vem sustentando a necessidade de colocar o cotidiano da formao dentro da realidade do trabalho, atravs da construo de espaos coletivos que possibilitem a reflexo e avaliao de sentido dos atos produzidos nas prticas dos servios. Assim, reconhecendo as singularidades de suas regionais e entendendo que o prprio conceito de EP est ancorado na construo de relaes e processos que perpassam por uma ao conjunta entre: as equipes de sade; a gesto, atravs das prticas organizacionais e do desenvolvimento institucional pleno; as prticas intersetoriais; e os usurios e sua rede de relaes, foram pensadas as estratgias de fortalecimento dessa Poltica para o estado de Pernambuco. Entre as estratgias, destacamos aqui o apoio institucional. Com uma equipe de 11 apoiadores, distribudos, pelas onze regionais de sade do estado e respaldados por facilitadores de rea e facilitadores educacionais, o estado passa a propor a construo de espaos de anlise e interferncia no cotidiano, potencializando anlises coletivas de valores, saberes e fazeres e, desse modo, implementando e mudando prticas. Entendendo a integrao ensino-servio como condio para estruturao dessa estratgia, os apoiadores partem para a consolidao das Comisses Integradas de Integrao Ensino-servio Regionais (CIES) e a elaborao dos Planos de Ao Regional de Educao Permanente em Sade (PAREPS). Alm desses dispositivos, o grupo de apoiadores atuou na construo de polticas de formao especficas, diante da insero do grupo em campos como sade mental e ateno bsica, bem como da relao com movimentos sociais, como o Mov. dos Trabalhadores Sem Terra. A potncia do apoio parece se localizar no  entre das instituies, dos estabelecimentos e servios de sade, da ateno e gesto e dos trabalhadores e usurios do SUS e, a partir desse lugar, problematizar e sensibilizar para construo de novas prticas que possibilitam a inveno de outras formas de viver, conviver, trabalhar e produzir, compondo outros cenrios, subjetividades e cuidados em sade. Ao mesmo tempo, a atuao do apoio evidencia desafios que apontam, sobretudo, para o desafio de construir processos de formao e sensibilizao de fato significativos, em um cenrio que ainda aponta para manuteno de processos educativos desconectados, presos nos muros dos centros de formao e distantes das realidades da maioria da populao brasileira.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Educao Permanente, Apoio Institucional, SUS</td></tr></table></tr></td></table></body></html>