9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1136-1


Poster (Painel)
1136-1O acolhimento como estratégia para adesão de usuários com transtornos mentais aos serviços da Atenção Básica à Saúde
Autores:Alessandro Rodrigo Pedroso Tomasi (UFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ) ; Priscilla Regina Cordeiro (UFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ) ; Derivan Brito da Silva (UFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ) ; Verônica Azevedo Mazza (UFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ)

Resumo

O acolhimento de usuários portadores de transtornos mentais é um desafio para os profissionais da Atenção Básica à Saúde. A falta deste acolhimento pode dificultar a adesão de atividades dos programas oferecidos em Unidades de Saúde da Família (USF). O presente trabalho relata a vivência de professores, monitores e estudantes do Curso de graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná (UFPR) na USF Jardim das Graças, no município de Colombo – PR, no processo de desenvolvimento de ações estratégicas para a adesão de usuários com transtornos mentais aos programas oferecidos pela Unidade, como ação pedagógica do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). Os objetivos destas ações foram identificar as dificuldades da equipe de profissionais da saúde na realização do acolhimento frente à demanda espontânea de usuários com transtornos mentais e facilitar a discussão acerca de estratégias de enfretamento. Foi realizado levantamento das dificuldades encontradas pelos profissionais e, baseado nessas, foi proposta uma ação educativa com a utilização da metodologia de roda de conversa pautada na abordagem da Educação em Saúde, onde estudantes, monitores, professores e profissionais da USF formularam estratégias para o estabelecimento de ações de acolhimento de usuários em questão. Observou-se que a ação educativa proposta facilitou o levantamento de estratégias com viabilidade de implementação junto aos usuários do já referido serviço de saúde. Ressalta-se que as estratégias formuladas nesta ação dizem respeito à organização do processo de trabalho da referida USF. Esta ação possibilitou o planejamento de uma intervenção direcionada ao acolhimento da demanda espontânea de atendimento desses usuários. A vivência foi positiva tanto para o serviço de saúde quanto para o processo de formação de futuros profissionais de saúde em Terapia Ocupacional. Foi possível articular ensino-serviço no sentido de incrementar o leque de ações profissionais no atendimento à população estudada. Recomenda-se realização de investigações acerca das ações de acolhimento de usuários com transtornos mentais em USF, bem como a continuidade de ações interdisciplinares em Terapia Ocupacional no PET-Saúde, como forma de potencializar a formação profissional para a atuação neste contexto.


Palavras-chave:  ACOLHIMENTO EM SAÚDE MENTAL, PET-SAÚDE, TERAPIA OCUPACIONAL