<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1130-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1130-1</td><td><b>EXTENSO UNIVERSITRIA E FORMAO DE FONOAUDILOGOS PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA REABILITAO ORAL DE PACIENTES COM CNCER DE CABEA E PESCOO: RELATO DE EXPERINCIA</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td>Monique Silveira Pacheco (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; <u>Sabrina Vilanova Cardoso </u> (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Diogo Mello Rodrigues (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Caroline Silveira da Silva (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Maria Elza Kazumi Yamaguti Dorfman (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Brbara Niegia Garcia de Goulart (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2><b>Caracterizao do problema:</b> formar um fonoaudilogo que esteja capacitado para atender as diversas demandas que a sociedade apresenta exige capacidade ampla de articulao entre teoria e prtica, alm da possibilidade de revisitar valores morais, ticos, sociais, institucionais e pensar sistematicamente suas possibilidades de atuao no sistema de sade no qual est inserido uma tarefa complexa que requer estratgias variadas. A partir destas premissas, proporcionamos a uma parcela de acadmicos de fonoaudiologia a experincia de atuao colaborativa interdisciplinar na avaliao, diagnstico e tratamento dos distrbios da comunicao oral em atividade de extenso no obrigatria e voluntria durante as frias de vero. <b>Descrio da experincia:</b> foram acompanhadas atividades ambulatoriais j desenvolvidas no Setor de Fonoaudiologia (Servio de Otorrinolaringologia) de um hospital universitrio em aes de reavaliao e tratamento em grupo para uso da comunicao oral por meio de voz esofgica em pacientes com histrico de cncer de cabea e pescoo submetidos laringectomia total. <b>Efeitos Alcanados:</b> os acadmicos adquiriram muito mais que conhecimentos tcnicos, vivenciaram situaes que demonstraram a importncia da atuao interdisciplinar e suas repercusses no atendimento de pacientes com distrbios da comunicao oral. Estes dados foram aferidos durante as reunies sitemticas do grupo, nas quais as falas que reforam estes dados foram uma constante. <b>Recomendaes:</b> atividades prticas, com troca de saberes e experincias entre os servios de sade, fonoaudilogos e comunidade acadmica enriquece e complementa a formao do Fonoaudilogo, visto que a experincia favorece a assimilao dos conceitos tericos adquiridos, bem como propicia o trabalho de aspectos da subjetividade da atuao em grupo, abordagem ao paciente acometido por importante agravo, bem como os aspectos de cada graduando neste contexto.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;extenso universitria, fonoaudiologia, voz</td></tr></table></tr></td></table></body></html>