<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1129-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1129-1</td><td><b>Abordagem familiar e analise do territrio na sade como instrumento para mudana de paradigmas na Fisioterapia</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Erika Guerrieri Barbosa </u> (IZABELA HENDRIX - Instituto Metodista Izabela Hendrix) ; Peterson Marco de Oliveira Andrade (UFVJM - Universidade Federal do Vale Jequitinhonha e Mucuri) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>O Fisioterapeuta vem adquirindo crescente importncia nos servios de ateno primaria Sade, conquistando espaos nas Estratgias de Sade da Famlia (ESF) e/ou nos Ncleos de Apoio ao Sade da Famlia (NASF). Entretanto a histrica formao voltada para reabilitao muitas vezes desarticulada com os princpios e diretrizes do Sistema nico de Sade, trs como conseqncia limitao da viso e das aes deste profissional neste nvel de ateno. Assim com objetivo de ampliar a viso e as aes do Fisioterapeuta na ESF, tornando-as mais coerentes aos princpios de acessibilidade, centralizao na famlia e integralidade, foi inserido no 2 e 4 perodo do curso de fisioterapia as disciplinas de praticas especiais. Metodologia: No 2 perodo a disciplina trabalha o conceito e a identificao do territrio, onde os alunos conhecem uma unidade de ateno primria e acompanham um usurio no seu territrio, a fim de entender como so as territorialidades e relao de poder no territrio da sade. Como produto final da disciplina temos a cartografia de alguns usurios que nos permite visualizar graficamente suas relaes, barreiras e percurso em busca dos servios de sade, possibilitando a identificao de componentes sociais diretamente relacionados ao adoecimento. J no 4 perodo, os alunos utilizam a abordagem centrada na famlia expressa graficamente no genograma, para quebrar o ciclo de analise individual especifica para queixa fsica, passando a analisar o ambiente, contexto familiar e social do usurio,como determinante de sade. Essa pratica possibilita a construo de um projeto ou programa teraputico para atender as demandas individuais e familiares de promoes, preveno e reabilitao com metas estabelecidas a curto, mdio e longo prazo. Resultados: A integrao das disciplinas com o estgio de sade publica do 7 periodo desencadeou uma mudana de concepo da fisioterapia na Ateno primria nos alunos melhorando a abordagem terapeutica e a resolitividade, possibilitando uma discusso mais ampliada de trabalho em equipe e as questes relacionais e sociais que somatizam ou determinam queixas fsicas. Concluso: A viso ampliada dos aspectos sociais, considerando o territrio em constante mudana e a famlia como centro da ateno nas ESF, possibilita a compreenso e ampliao das aes da fisioterapia, bem como sua consolidao enquanto parte da equipe, sendo a formao o eixo norteador e o elo entre o ensino e o servio.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Fisioterapia, Famlia, Territrio</td></tr></table></tr></td></table></body></html>