Poster (Painel)
1128-2 | Nutricionista e campo de atuação II (NCII): conceitos éticos e aplicação profissional | Autores: | Rm Candil (UCDB - Universidade Católica Dom Bosco) ; Ka Porto (UCDB - Universidade Católica Dom BoscoUCDB - Universidade Católica Dom Bosco) ; Ak Modolo (UCDB - Universidade Católica Dom BoscoUCDB - Universidade Católica Dom BoscoUCDB - Universidade Católica Dom Bosco) ; As Flores (UCDB - Universidade Católica Dom BoscoUCDB - Universidade Católica Dom BoscoUCDB - Universidade Católica Dom BoscoUCDB - Universidade Católica Dom Bosco) ; Ga Fonseca (UCDB - Universidade Católica Dom BoscoUCDB - Universidade Católica Dom BoscoUCDB - Universidade Católica Dom BoscoUCDB - Universidade Católica Dom Bosco) |
Resumo Caracterização do problema: O papel do profissional de Nutrição deve estar fundamentado na sua capacidade de tomar decisões visando o uso apropiado, eficácia e custo-efetividade de procedimentos e práticas. Os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente tanto na sua formação quanto na sua prática considerando a responsabilidade e o compromisso com a educação e o treinamento das futuras gerações profissionais.
Descrição da Experiência: Utilizando a ferramenta da Educação à Distância, onde através de atividades e fóruns virtuais foram discutidos os conteúdos de ética e deontologia. Ao final de cada etapa, foram elaboradas atividades virtuais e presenciais em campos de estágios curriculares. Cada aluno foi tutorado por um acadêmico formando, como meio de conhecer e discutir suas atividades de rotina e verificar se havia adequação ou não do proposto pelas leis e regulamentações. As áreas de atuação visitadas incluiram os estágios curriculares de Nutrição Social com atividades de atendimento ambulatorial, comunidades, educação escolar infantil, merenda escolar; Nutrição Clínica com atividades de atendimento hospitalar; e Unidades de Alimentação e Nutrição com atividades de alimentação coletiva, gerenciamento e vigilância sanitária.
Efeitos alcançados: Os acadêmicos realizaram atividades virtuais concomitante com as visitas aos locais onde eram realizados os estágios obrigatórios do curso de Nutrição, onde através da atividade de observação acompanhavam os trabalhos e os relacionavam com as competências e habilidades descritas nas diretrizes curriculares e faziam a comparação com os regulamentos e atribuições definidos no Código de Ética do CFN.
Recomendações: A ida aos campos promoveu ao acadêmico uma ampliação da visão profissional e das áreas de atuação, embora nem todas as realidades estivessem acontecendo de acordo com o ideal proposto. A possibilidade de ver na prática o que está definido em teoria motivaram o envolvimento e o desejo quase integral da procura por campos de estágio como atividade extra-curricular.
Palavras-chave: Aprendizagem, Áreas de atuação, Comunidade |