<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1128-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1128-1</td><td><b>Nutricionista e campo de atuao I (NCI): aprendizagem significativa da introduo aos conceitos bsicos de Nutrio e Sade</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td>Kra Porto (UCDB - Universidade Catlica dom Bosco) ; Ak Modolo (UCDB - Universidade Catlica dom BoscoUCDB - Universidade Catlica dom Bosco) ; <u>As Flores </u> (UCDB - Universidade Catlica dom BoscoUCDB - Universidade Catlica dom BoscoUCDB - Universidade Catlica dom Bosco) ; Ga Fonseca (UCDB - Universidade Catlica dom BoscoUCDB - Universidade Catlica dom BoscoUCDB - Universidade Catlica dom BoscoUCDB - Universidade Catlica dom Bosco) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Caracterizao do problema: Em consonncias com as orientaes e diretrizes estabelecidas pela Rede Unida e as diretrizes Curriculares do curso de Graduao em Nutrio, foi proposta uma nova abordagem de formao pautada na integralidade da ateno em sade para o ensino dos conceitos bsicos de nutrio e do papel do profissional para a promoo da sade. Assim, considerando a estrutura geral da grade curricular disposta em eixos de formao com base no quadriltero do SUS, a disciplina Introduo nutrio se despiu da sua rigidez de informaes tericas, e dentro do mdulo de prticas de formao profissional levou o acadmico a pensar nos problemas da comunidade ao redor do Campus e a relao com as informaes tcnicas de forma a analisar os problemas e procurar solues compatveis com a capacitao mnima recebida. Descrio da Experincia: Atravs de nove encontros presenciais em sala de aula, foram abordados os seguintes temas: histria da alimentao, evoluo histrica do profissional, introduo ao estudo da alimentao e diferentes reas de atuao profissional. As atividades contaram com a presena de professores e profissionais convidados. Ao final de cada palestra solicitou-se ao acadmico desenvolver aes de trabalho com os demais profissionais da sade, e em particular com as 13 categorias do NASF. Conjuntamente com estas atividades, os acadmicos realizaram entrevistas com a clientela da Clnica-Escola de Nutrio e buscaram conhecer o usurio, entender sua condio de sade e propor aes de sade de acordo com o ambiente de convivncia familiar e de moradia. Efeitos alcanados: Os acadmicos sentiram-se parte integrante do processo e atuaram como co-responsveis no tratamento. Conheceram desde o primeiro semestre do curso a populao usuria da Clnica-Escola de Nutrio confirmando a importncia do trabalho multiprofissional. Recomendaes: Em sequncia as atividades realizadas, para as novas turmas foram aumentados o nmero de acompanhamentos e discusses das condutas adotadas pelos acadmicos dos semestres posteriores, alm de discutir quais atividades poderiam ser integralizadas com os demais profissionais do Complexo Clnica-Escola da UCDB.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Aprendizagem, Nutricionista e campo de atuao I (NCI), Aes em sade</td></tr></table></tr></td></table></body></html>