9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1128-1


Poster (Painel)
1128-1Nutricionista e campo de atuação I (NCI): aprendizagem significativa da introdução aos conceitos básicos de Nutrição e Saúde
Autores:Kra Porto (UCDB - Universidade Católica dom Bosco) ; Ak Modolo (UCDB - Universidade Católica dom BoscoUCDB - Universidade Católica dom Bosco) ; As Flores (UCDB - Universidade Católica dom BoscoUCDB - Universidade Católica dom BoscoUCDB - Universidade Católica dom Bosco) ; Ga Fonseca (UCDB - Universidade Católica dom BoscoUCDB - Universidade Católica dom BoscoUCDB - Universidade Católica dom BoscoUCDB - Universidade Católica dom Bosco)

Resumo

Caracterização do problema: Em consonâncias com as orientações e diretrizes estabelecidas pela Rede Unida e as diretrizes Curriculares do curso de Graduação em Nutrição, foi proposta uma nova abordagem de formação pautada na integralidade da atenção em saúde para o ensino dos conceitos básicos de nutrição e do papel do profissional para a promoção da saúde. Assim, considerando a estrutura geral da grade curricular disposta em eixos de formação com base no quadrilátero do SUS, a disciplina Introdução à nutrição se despiu da sua rigidez de informações teóricas, e dentro do módulo de práticas de formação profissional levou o acadêmico a pensar nos problemas da comunidade ao redor do Campus e a relação com as informações técnicas de forma a analisar os problemas e procurar soluções compatíveis com a capacitação mínima recebida. Descrição da Experiência: Através de nove encontros presenciais em sala de aula, foram abordados os seguintes temas: história da alimentação, evolução histórica do profissional, introdução ao estudo da alimentação e diferentes áreas de atuação profissional. As atividades contaram com a presença de professores e profissionais convidados. Ao final de cada palestra solicitou-se ao acadêmico desenvolver ações de trabalho com os demais profissionais da saúde, e em particular com as 13 categorias do NASF. Conjuntamente com estas atividades, os acadêmicos realizaram entrevistas com a clientela da Clínica-Escola de Nutrição e buscaram conhecer o usuário, entender sua condição de saúde e propor ações de saúde de acordo com o ambiente de convivência familiar e de moradia. Efeitos alcançados: Os acadêmicos sentiram-se parte integrante do processo e atuaram como co-responsáveis no tratamento. Conheceram desde o primeiro semestre do curso a população usuária da Clínica-Escola de Nutrição confirmando a importância do trabalho multiprofissional. Recomendações: Em sequência as atividades realizadas, para as novas turmas foram aumentados o número de acompanhamentos e discussões das condutas adotadas pelos acadêmicos dos semestres posteriores, além de discutir quais atividades poderiam ser integralizadas com os demais profissionais do Complexo Clínica-Escola da UCDB.


Palavras-chave:  Aprendizagem, Nutricionista e campo de atuação I (NCI), Ações em saúde