1127-1 | BIBLIOTECA ITINERANTE: A LEITURA COMO TÉCNICA TERAPÊUTICA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES INTERNADOS NO HOSPED-UFRN | Autores: | Priscila Nobre Dantas (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Luana Clarisse Pinheiro Rêgo (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Emilly Auxiliadora Almeida de Oliveira (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Matheus Santana Fernandes Freire (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Severina Alice da Costa Uchoa (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Evania Leiros de Souza (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; Thaíse de Santana Lopes (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) ; João Gomes da Rocha (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte) |
Resumo CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA
Introduzir atividades de humanização no contexto dos hospitais pediátricos deve ser uma prioridade. E, nesse contexto, a leitura se insere como uma ferramenta importante, contribuindo não só para amenizar a solidão hospitalar, como também para a formação de um leitor em potencial.
DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA
A organização das ações do projeto realizado demandou a prática de reuniões, de maio a setembro de 2009, nas quais: apresentou-se e se discutiu as ações a serem desenvolvidas; debateu-se sobre humanização; apresentou-se o cenário das atividades aos participantes.
O acervo foi formado por doações e composto por: revistas, livros, mini-livros, gibis e livros de atividades. Na organização da biblioteca, os livros foram registrados, classificados e catalogados.
Um grupo de quatro alunos de medicina e outro com um aluno de música e uma aluna de pedagogia realizaram, em média, uma sessão semanal (de outubro de 2009 à abril de 2010), na brinquedoteca ou no leito do paciente, com leitura e atividades lúdicas, de duração média de 4 horas, desde a preparação, execução, até o registro das atividades. Os textos foram selecionados pelos alunos de modo a estimular o gosto pela leitura e atender os objetivos do projeto.
A faixa etária assistida foi de 3 a 12 anos. A maioria não sabia ler.
EFEITOS ALCANÇADOS
O objetivo de promover a leitura terapêutica às crianças hospitalizadas no HOSPED é uma estratégia de cuidado humanizado na atenção integral à saúde, portanto de grande importância social. É essencial também no ensino, já que a inclusão da humanização na formação é importante.
O projeto é avaliado positivamente pelos discentes envolvidos, acreditando que esta iniciativa, além de permitir uma melhor avaliação dos benefícios da biblio/musicoterapia, contribui para a formação humanizada de todos envolvidos.
RECOMENDAÇÕES
A prática de atividades lúdicas deve ser implementada em hospitais pediátricos para melhor adaptação de crianças e adolescentes a esse ambiente hostil. Esse tipo de prática é um instrumento capaz de aliviar dor e tensão a que os pacientes hospitalizados estão submetidos, sendo essencial para aprimorar a relação da criança com as pessoas ao seu redor, facilitando a adesão ao tratamento. Palavras-chave: Biblioterapia, Humanização |