9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1119-1



1119-1O Portfólio de aprendizagem como método de avaliação: a experiência do ensino de saúde coletiva na Escola de Enfermagem de Natal/UFRN
Autores:Marize Barros de Souza Araújo (EEN/UFRN - Escola de Enfermagem de Natal/UFRN) ; Lygia Maria de Figueiredo Melo Villas Boas (EEN/UFRN - Escola de Enfermagem de Natal/UFRNEEN/UFRN - Escola de Enfermagem de Natal/UFRNEEN/UFRN - Escola de Enfermagem de Natal/UFRNEEN/UFRN - Escola de Enfermagem de Natal/UFRN) ; Jacileide Guimarães (EEN/UFRN - Escola de Enfermagem de Natal/UFRN) ; Jovanka Bittencourt Leite de Carvalho (EEN/UFRN - Escola de Enfermagem de Natal/UFRN) ; Gilvania Magda Luz de Aquino (EEN/UFRN - Escola de Enfermagem de Natal/UFRN)

Resumo

A disciplina saúde coletiva II do Curso Técnico de Enfermagem da Escola de Enfermagem de Natal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte vem adotando metodologias ativas de avaliação emancipatória como forma de parâmetro de aprendizagem, corroborando com a proposta pedagógica adotada, onde são priorizadas as teorias educacionais críticas que concebem a educação como um ato político e social que visa à transformação. A necessidade de se buscar formas de avaliação capazes de superar modelos tradicionais nos levou a opção do portfólio de aprendizagem como método de avaliação, por tratar-se de um método avaliativo de ensino/aprendizagem no qual o estudante é construtor do seu conhecimento. Este trabalho relata a experiência do uso do portfólio na disciplina, sua importância constitui-se em uma avaliação individual, diagnóstica, qualitativa, formativa e continuada do processo ensino-aprendizagem, como um dos elementos norteadores de uma formação profissional crítica, reflexiva e cidadã. Cada aluno construiu o seu portfólio e os registros contidos nos mesmos continham as reflexões, opiniões, dúvidas, dificuldades, potencialidades, críticas, reações aos conteúdos e às experiências vivenciadas no cotidiano do território de uma Unidade de Saúde da Família (USF). Os alunos puderam desenvolver a articulação da teoria com a prática, além de refletirem e compartilharem com a professora as suas avaliações pessoais sobre o campo da atenção básica em saúde, dividindo sugestões e impressões do seu olhar de profissional em formação. Dessa forma tornou-se possível ao docente a percepção acerca da compreensão dos discentes sobre as atividades propostas, e a relação com os conteúdos estudados no modulo teórico, a vivência das ações desenvolvidas no território e a realidade encontrada na prática, rompendo-se com a forma tradicional de avaliação na educação profissional.


Palavras-chave:  educação profissional, saúde coletiva, portfólio