<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1118-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1118-1</td><td><b>Facilitadores de Educao Permanente em Sade: multiplicidade de saberes e prticas dos Residentes na Estratgia do Apoio Institucional em Pernambuco</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Juliana Leo Pontes </u> (SES-PE - Secretaria Estadual de Sade de PernambucoCPQAM - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhes) ; Ingrid D avilla Freire Pereira (SES-PE - Secretaria Estadual de Sade de Pernambuco) ; Cristiane Silva de Oliveira (SES-PE - Secretaria Estadual de Sade de PernambucoCPQAM - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhes) ; Idalacy de Carvalho Barreto (SES-PE - Secretaria Estadual de Sade de PernambucoCPQAM - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhes) ; Gustavo Rego Muller de Campos Dantas (SES-PE - Secretaria Estadual de Sade de Pernambuco) ; Agleildes Arichele Leal de Queirs (SES-PE - Secretaria Estadual de Sade de Pernambuco) ; Maria Emlia Monteiro Higino da Silva (SES-PE - Secretaria Estadual de Sade de Pernambuco) ; Edna Mirtes dos Santos Granja (SES-PE - Secretaria Estadual de Sade de Pernambuco) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Entre os atores que defendem a Reforma Sanitria Brasileira (RSB), consenso que muitos dos desafios encontrados ao longo do percurso de consolidao do Sistema nico de Sade (SUS) esto relacionados educao e ao trabalho em sade. Esses, quando discutidos a partir da concepo de direito sade, questionam em que medida a formao em sade tem dialogado com o fortalecimento do SUS e com os princpios defendidos pela RSB. A relevncia desta questo e as possibilidades da articulao ensino-servio sob uma perspectiva crtica se constiturem como um dos elementos essenciais educao profissional em sade no Brasil, so o ponto de partida deste relato. Pretende-se compartilhar a experincia dos Residentes em Sade Coletiva envolvidos no processo de estruturao do Apoio Institucional da Poltica Nacional de Educao Permanente em Sade (PNEPS), em Pernambuco. Na medida em que se constri este relato, tambm possvel refletir sobre a multiplicidade de saberes e de prticas construdas entre a formao e o trabalho em sade. possvel perceber duas polaridades: a primeira, relacionada ao padro clssico e hegemnico de formao dos sanitaristas em Pernambuco, caracterizado pela racionalidade epidemiologicista e gerencial; e, a segunda, em que a Secretaria Estadual de Pernambuco incorpora, tambm por limites em seu padro de gesto, uma nova estratgia para a interveno nos coletivos e fortalecimento da poltica de sade: o Apoio Institucional. Esta estratgia possibilitou a insero dos residentes na condio de facilitadores educacionais, acompanhando e fazendo co-gesto do trabalho com os apoiadores, se localizando no  entre as instituies, na tenso que provoca transformaes em prticas j institudas. Trata-se de movimentos instituintes mobilizados pela construo de relaes no setor sade a partir do potencial criativo do trabalho, em detrimento das formas de assujeitamento e alienao. A insero dos residentes neste cenrio tem sido desafiadora, na medida em que os sujeitos se constroem histrica e criticamente, e desvelam da contradies do trabalho e do prprio modelo de formao. Tais contradies tm pautado reflexes importantes acerca das relaes entre educao, trabalho, sade e formao de conscincia crtica. Questes que certamente se colocam como relevantes construo do SUS e retomada dos princpios da RSB.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Apoio Institucional, Educao Permanente, Residncia em Sade Coletiva</td></tr></table></tr></td></table></body></html>