<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1117-3</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1117-3</td><td><b>PERCEPO SOBRE SAUDE E MEIO AMBIENTE EM CRIANAS MORADORAS EM AREA DE RISCO AMBIENTAL NUMA CIDADE DE SANTA CATARINA</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Ana Paula Gauer </u> (UNOCHAPECO - Universidade Comunitria da Regio de Chapec) ; Jackson Bossoni Mendes (UNOCHAPECO - Universidade Comunitria da Regio de ChapecUNOCHAPECO - Universidade Comunitria da Regio de Chapec) ; Maria Luciana Idalgo Fagundes (UNOCHAPECO - Universidade Comunitria da Regio de Chapec) ; Cinthia Stormovski (UNOCHAPECO - Universidade Comunitria da Regio de Chapec) ; Alex Schaun (UNOCHAPECO - Universidade Comunitria da Regio de Chapec) ; Ana Paula Sassanovicz (UNOCHAPECO - Universidade Comunitria da Regio de Chapec) ; Fabiane de Conto (UNOCHAPECO - Universidade Comunitria da Regio de Chapec) ; Gianfranco Poli (UNOCHAPECO - Universidade Comunitria da Regio de Chapec) ; Ftima Ferretti (UNOCHAPECO - Universidade Comunitria da Regio de Chapec) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Introduo: A sade ambiental composta por aspectos da sade humana incluindo alm do ambiente onde vivemos, os aspectos relacionados aos indivduos e a sua relao com este meio, cenrio onde os atores desenvolvem suas inter-relaes.Objetivo: Conhecer as percepes de crianas moradoras de rea de risco ambiental sobre as relaes entre sade e meio ambiente. Metodologia: O estudo foi qualitativo e descritivo que objetiva detalhar particularidades de uma populao. A amostra foi composta de 12 crianas e, os dados foram coletados por meio da aplicao do questionrio adaptado de Boruchovitch & Mednick (2000) com perguntas abertas e fechadas sobre sade e meio ambiente que foram analisadas segundo proposio de Mynaio (2004). Resultados: Em relao percepo das crianas sobre sade e meio ambiente foram estruturadas em 03 categorias analticas: 01: sade integral focada no termo cuidar; 02: Meio ambiente vinculado ao termo lugar; e 03: Causas e conseqncias do mau cuidado com o ambiente. Houve uma predominncia de relatos categorizados no modelo holstico de sade, com destaque para os termos lazer, saneamento bsico e alimentao. Meio ambiente foi entendido pelas crianas como o lugar onde elas vivem. Percebe-se que as crianas em questo tm conscincia ambiental e entendem a importncia da preservao, do cuidado com as guas dos rios e ambientes familiares como a casa e comunidade para garantir boas condies de sade e, se preocupam com as relaes entre as doenas causadas por fatores ambientas como lixo e animais mortos nos rios. Consideraes Finais: Observou-se que as percepes das crianas em questo estavam amplamente relacionadas s suas vivncias cotidianas e ao meio onde vivem. As crianas referem um modelo holstico quanto ao conceito de sade e de doena provavelmente adquirido em sua vivencia na escola e atravs dos meios de comunicao onde a sade aparece desvinculada da ausncia de doena e atinge vrios nveis seja de lazer, saneamento bsico e alimentao. Apresentam conscincia de que a sade como um todo passa pelo processo de cuidar de si, e no se limita apenas a receber este cuidado de fonte externa, seja pais, escola ou posto de sade.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;percepo, sade, meio ambiente</td></tr></table></tr></td></table></body></html>