9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1117-3


Poster (Painel)
1117-3PERCEPÇÃO SOBRE SAUDE E MEIO AMBIENTE EM CRIANÇAS MORADORAS EM AREA DE RISCO AMBIENTAL NUMA CIDADE DE SANTA CATARINA
Autores:Ana Paula Gauer (UNOCHAPECO - Universidade Comunitária da Região de Chapecó) ; Jackson Bossoni Mendes (UNOCHAPECO - Universidade Comunitária da Região de ChapecóUNOCHAPECO - Universidade Comunitária da Região de Chapecó) ; Maria Luciana Idalgo Fagundes (UNOCHAPECO - Universidade Comunitária da Região de Chapecó) ; Cinthia Stormovski (UNOCHAPECO - Universidade Comunitária da Região de Chapecó) ; Alex Schaun (UNOCHAPECO - Universidade Comunitária da Região de Chapecó) ; Ana Paula Sassanovicz (UNOCHAPECO - Universidade Comunitária da Região de Chapecó) ; Fabiane de Conto (UNOCHAPECO - Universidade Comunitária da Região de Chapecó) ; Gianfranco Poli (UNOCHAPECO - Universidade Comunitária da Região de Chapecó) ; Fátima Ferretti (UNOCHAPECO - Universidade Comunitária da Região de Chapecó)

Resumo

Introdução: A saúde ambiental é composta por aspectos da saúde humana incluindo além do ambiente onde vivemos, os aspectos relacionados aos indivíduos e a sua relação com este meio, cenário onde os atores desenvolvem suas inter-relações.Objetivo: Conhecer as percepções de crianças moradoras de área de risco ambiental sobre as relações entre saúde e meio ambiente. Metodologia: O estudo foi qualitativo e descritivo que objetiva detalhar particularidades de uma população. A amostra foi composta de 12 crianças e, os dados foram coletados por meio da aplicação do questionário adaptado de Boruchovitch & Mednick (2000) com perguntas abertas e fechadas sobre saúde e meio ambiente que foram analisadas segundo proposição de Mynaio (2004). Resultados: Em relação à percepção das crianças sobre saúde e meio ambiente foram estruturadas em 03 categorias analíticas: 01: saúde integral focada no termo cuidar; 02: Meio ambiente vinculado ao termo lugar; e 03: Causas e conseqüências do mau cuidado com o ambiente. Houve uma predominância de relatos categorizados no modelo holístico de saúde, com destaque para os termos lazer, saneamento básico e alimentação. Meio ambiente foi entendido pelas crianças como o lugar onde elas vivem. Percebe-se que as crianças em questão têm consciência ambiental e entendem a importância da preservação, do cuidado com as águas dos rios e ambientes familiares como a casa e comunidade para garantir boas condições de saúde e, se preocupam com as relações entre as doenças causadas por fatores ambientas como lixo e animais mortos nos rios. Considerações Finais: Observou-se que as percepções das crianças em questão estavam amplamente relacionadas às suas vivências cotidianas e ao meio onde vivem. As crianças referem um modelo holístico quanto ao conceito de saúde e de doença provavelmente adquirido em sua vivencia na escola e através dos meios de comunicação onde a saúde aparece desvinculada da ausência de doença e atinge vários níveis seja de lazer, saneamento básico e alimentação. Apresentam consciência de que a saúde como um todo passa pelo processo de cuidar de si, e não se limita apenas a receber este cuidado de fonte externa, seja pais, escola ou posto de saúde.


Palavras-chave:  percepção, saúde, meio ambiente