9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1116-2



1116-2LINHA DE CUIDADO MÃE-BEBÊ: UM ESTUDO DE CASO NO HOSPITAL NOSSA SENHORA CONCEIÇÃO- PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL
Autores:Lisiane Boer Possa (GHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Lisete Maria Ambrosio (GHC - Grupo Hospitalar Conceição) ; Eunice Virgínia Lopes Silva (GHC - Grupo Hospitalar Conceição)

Resumo

A adoção das linhas de produção de cuidado como desenho de gestão para os hospitais, superando a lógica divisional por profissão ou funcional, busca aproximar a organização dos hospitais do princípio da integralidade da atenção. Ao definir a integralidade enquanto eixo da gestão e da atenção, os processos de coordenação e organização do trabalho se referenciam na produção de cuidado das pessoas, bem como na responsabilização do hospital pela articulação da rede de serviços necessária à atenção. Nesse sentido, esse estudo se propõem a analisar o processo de implantação da Linha de Cuidado Mãe-Bebê do Hospital Nossa Senhora da Conceição, assim como seus impactos para a integralidade do cuidado. Trata-se de um estudo de caso exploratório descritivo, realizado através da triangulação das técnicas de observação participante, entrevistas com informantes chaves e dados secundários. Dentre os resultados identificados na Linha de Cuidado da Mãe e do Bebê, destacam-se: A articulação da rede de serviços, hospital e unidades de saúde, num processo de regionalização, que resultou em garantia de referência e contra-referência agendada para as gestantes e bebês, em atividades de capacitação dos profissionais, do hospital para rede e vice-versa, e em processos de comunicação mais fluida entre os trabalhadores para a resolução dos problemas dessa população. A articulação dos serviços e trabalhadores no próprio hospital reordenou fluxos e processos que dificultavam o acesso e impediam o cuidado nos tempos oportunos, possibilitando a oferta das tecnologias disponíveis, agilizando a atendimento e desburocratizando-o. Ampliação de estratégias de humanização e acolhimento, através de iniciativas como a da presença dos pais no nascimento, a ampliação dos horários de visitas aos usuários e a possibilidade da gestante visitar o hospital onde realizará seu parto. A criação do Sistema de Informação que se propõem a acompanhar a gestante em todo o processo de cuidado e produzir indicadores de gestão antes inexistentes. Os resultados encontrados sinalizam que esta estratégia de gestão fortaleceu a integralidade do cuidado, seja porque propiciou a conexão do hospital com a rede básica de serviços, seja porque estabelece processos institucionalizados e articulados entre os espaços produtores do cuidado das mães e dos bebês no hospital.


Palavras-chave:  Linha de cuidado, Gestão do Cuidado, Produção de cuidado