9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1116-1



1116-1MECANISMOS DE PARTICIPAÇÃO E ATORES SOCIAIS NAS INSTITUIÇÕES HOSPITALARES: O CASO DO GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO/RS.
Autores:Lisiane Boer Possa (GHC - Grupo Hospitalar ConceiçãoUFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Soraya Maria Vargas Côrtes (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compreender o surgimento dos mecanismos de participação nas instituições hospitalares. Mais especificamente procura identificar o papel e o impacto desses no envolvimento e nas relações entre os atores nestas instituições. A metodologia utilizada foi estudo de caso no Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. E através da pesquisa pode-se observar que os fóruns de participação existentes no hospital têm como papel incluir os usuários na organização. Constituem-se num espaço para apresentação dos interesses, demandas e negociação de consensos. Abrem a agenda da direção para os temas dos atores participantes. Possibilitam tornar público o debate das questões polêmicas. Favorecem a construção de alianças entre os atores e a construção de apoio político para o enfrentamento das questões em disputa cujas decisões ocorrem em outros espaços. Contribuem para a aprendizagem dos atores, a diminuição das assimetrias entre eles e a socialização das informações sobre o hospital. Também se observou que a existência de fóruns de participação contribuiu para alterar o envolvimento dos atores com o hospital e as relações entre eles. Pôde-se perceber que a criação de dispositivos de participação no hospital propiciou aos atores tradicionalmente excluídos e com menores recursos de poder, ou seja, usuários e demais trabalhadores, tanto maior envolvimento quanto relações mais horizontais com os demais atores. Ao mesmo tempo em que diminuiu a intervenção dos médicos na organização com o fortalecimento da administração em aliança com esses outros atores.


Palavras-chave:  Participação social, Participação em hospitais, Relações sociais em hospitais