9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1111-1



1111-1Educação continuada à distância com foco no processo de trabalho da Estratégia Saúde da Família pelo Núcleo de Telessaúde de SC.
Autores:Heitor Tognoli (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Luise Lüdke (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Marcos Aurélio Maeyama (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Luiz Roberto Agea Cutolo (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Milia Simielli (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina)

Resumo

Caracterização do problema: O Ministério da Saúde disponibiliza aos gestores municipais e suas Equipes de Saúde da Família (ESF) a proposta da Auto-Avaliação para Melhoria da Qualidade da Estratégia Saúde da Família (AMQ) - metodologia de autogestão dos processos de melhoria contínua da qualidade da ESF, composta por cinco instrumentos dirigidos (gestor municipal, coordenação da equipe, unidade, equipe, profissionais de nível superior da equipe). Os registros dos instrumentos são impressos em papel e armazenados em banco de dados para acompanhamento em diferentes pontos do sistema. No entanto, não é oferecido às ESF um acompanhamento sistemático para apoiar as decisões do cotidiano que irão implementar mudança na prática assistencial com vistas à integralidade. Descrição da experiência: Dessa forma, os consultores do Núcleo de Telessaúde Brasil-SC desenvolveram um curso de capacitação à distância, com duração de 40h, com um referencial teórico disponibilizado para os profissionais de nível superior da equipe, e com acompanhamento de tutores. Durante o curso, os alunos preenchem o instrumento que foi disponibilizado de forma online utilizando o FormSUS, dando-nos a oportunidade de analisar as respostas dos instrumentos das equipes e oferecer suporte continuado pelos tutores, objetivando positivar as respostas nos próximos questionários através da real melhoria da equipe, que é o principal objetivo, além de disponibilizar um espaço de discussão e troca entre as equipes de saúde. Os temas do curso são: Concepção saúde-doença; organização do trabalho em Saúde da Família; acolhimento, humanização e responsabilização; promoção da saúde; participação comunitária e controle social; e vigilância à saúde - ações gerais. Efeitos alcançados e recomendações: Com as novas estratégias de expansão do Núcleo de Telessaúde de Santa Catarina, o curso já está sendo divulgado entre os profissionais, que tem demonstrado muito interesse, e também já está articulado com a gestão de 4 municípios o início do curso, com a primeira turma. Espera-se que a ferramenta da educação à distância potencialize as ESF, e qualifique a assistência da Atenção Primária em SC, sendo exportada a ideia para outros estados também.


Palavras-chave:  Atenção Primária à Saúde, Educação a Distância, Qualidade da Assistência à Saúde