9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1110-3



1110-3Atuação do Médico de Família e Comunidade: entre a percepção de usuários de uma USF e a legislação da especialidade - estudo na Serra Catarinense
Autores:Priscila Baccheti Cezar (UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense) ; Izabella Barison Matos (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Gabriela Velho (UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense)

Resumo

INTRODUÇÃO: Trata-se da discussão dos resultados de uma pesquisa realizada, em 2009, por residente do Programa de Residência Médica - Medicina de Família e Comunidade, parceria entre a Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) e a Secretaria Municipal de Saúde de Lages (SMS); com orientação de docente do Mestrado em Saúde Coletiva, da UNIPLAC. Estudos têm mostrado que, tanto por parte da população como dos profissionais da saúde há desconhecimento da Medicina de Família e Comunidade (MFC) enquanto especialidade médica. OBJETIVO: Analisar as percepções de lageanos, usuários de uma Unidade de Saúde da Família (USF), sobre a atuação do Médico de Família e Comunidade confrontando-as com o perfil deste especialista descrito em documentos-referências da MFC e na legislação específica. MÉTODO: A observação, a entrevista, a pesquisa documental e bibliográfica foram os instrumentos utilizados. A análise dos dados e das informações teve abordagem qualitativa por meio do método hermenêutico-dialético. RESULTADOS: O estudo revelou que: 1. Embora os sujeitos entrevistados reconheçam, na atuação dos Médicos de Família e Comunidade, características preconizadas pela especialidade desconhecem que são cuidados por um médico especialista; 2. A atuação do Médico de Família e Comunidade é confundida com a do clínico geral; 3. Cuidar bem, ser atencioso, explicar, orientar, conversar e examinar são as principais características citadas. CONCLUSÃO: Pode-se dizer que, para a legislação, o Médico de Família e Comunidade é um especialista em integralidade; já, para os sujeitos da pesquisa, é percebido como um médico dedicado.


Palavras-chave:  Médico da Família e Comunidade, Medicina de Família e Comunidade, Percepção usuários