<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1110-2</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1110-2</td><td><b>Formao mdica em um currculo inovador e os imaginrios da prtica profissional: estudo no sul do Brasil </b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Izabella Barison Matos </u> (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Nicoli Fertig (UNIPLAC - Universidade do Planalto CatarinenseUNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense) ; Ana Paula Wernke (UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>INTRODUO: O tema proposto contempla o debate contemporneo sobre a educao de profissionais da sade no Brasil, no qual a construo de novas prticas acadmicas incentivada pelo Ministrio da Educao e a internalizao de novas posturas profissionais, aspirada pelo Ministrio da Sade. OBJETIVOS: analisar os imaginrios acerca da formao e da insero profissional dos concluintes da primeira turma de um curso de graduao em Medicina, de uma universidade comunitria, no sul do Brasil, cujo currculo se props inovador. MTODO: Abordagem qualitativa, do tipo descritiva, que utilizou questionrio aplicado junto aos estudantes concluintes; os dados e informaes foram analisados na perspectiva terico-metodolgica proposta pela hermenutica-dialtica. RESULTADOS: A maioria dos concluintes se sente preparada para o exerccio profissional; expresses como formao adequada, conhecimento aliado prtica, confronto experiencial foram usadas para justificar as respostas sobre a formao obtida. Vivncia com a comunidade, prtica comunitria, aprendizagem por problema, saber como estudar foram destacados pelos concluintes, quando perguntados sobre os pontos positivos da graduao. Esta, para a maior parte deles, foi considerada inovadora/motivadora; surpreendente; excelente. No que diz respeito s expectativas de insero profissional imediata, a maioria apontou a inteno de submeter-se a concurso pblico; e, tambm pretende candidatar-se residncia mdica em especialidades diversas. Num cenrio prospectivo, em dez anos, a grande maioria pretende trabalhar somente em consultrio/ clnica e/ou em hospitais. CONCLUSO: Os imaginrios acerca da formao mdica em um currculo inovador - cujo processo ensino-aprendizagem ocorreu articulado ao ensino-servio, com abordagem terico-conceitual mais abrangente do processo sade-doena-cuidado, utilizando metodologias ativas e inserindo os estudantes na rede de servios pblicos de sade, desde o primeiro ano - mostraram-se  revelantes . As expectativas profissionais sugerem a existncia de conflitos identitrios, caractersticos dos embates entre o ideal da profisso e o paradigma proposto neste currculo de formao mdica.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Formao mdica, Metodologias Ativas de Aprendizagem, Medicina</td></tr></table></tr></td></table></body></html>