9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1110-2



1110-2Formação médica em um currículo inovador e os imaginários da prática profissional: estudo no sul do Brasil
Autores:Izabella Barison Matos (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Nicoli Fertig (UNIPLAC - Universidade do Planalto CatarinenseUNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense) ; Ana Paula Wernke (UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense)

Resumo

INTRODUÇÃO: O tema proposto contempla o debate contemporâneo sobre a educação de profissionais da saúde no Brasil, no qual a construção de novas práticas acadêmicas é incentivada pelo Ministério da Educação e a internalização de novas posturas profissionais, aspirada pelo Ministério da Saúde. OBJETIVOS: analisar os imaginários acerca da formação e da inserção profissional dos concluintes da primeira turma de um curso de graduação em Medicina, de uma universidade comunitária, no sul do Brasil, cujo currículo se propôs inovador. MÉTODO: Abordagem qualitativa, do tipo descritiva, que utilizou questionário aplicado junto aos estudantes concluintes; os dados e informações foram analisados na perspectiva teórico-metodológica proposta pela hermenêutica-dialética. RESULTADOS: A maioria dos concluintes se sente preparada para o exercício profissional; expressões como formação adequada, conhecimento aliado à prática, confronto experiencial foram usadas para justificar as respostas sobre a formação obtida. Vivência com a comunidade, prática comunitária, aprendizagem por problema, saber como estudar foram destacados pelos concluintes, quando perguntados sobre os pontos positivos da graduação. Esta, para a maior parte deles, foi considerada inovadora/motivadora; surpreendente; excelente. No que diz respeito às expectativas de inserção profissional imediata, a maioria apontou a intenção de submeter-se a concurso público; e, também pretende candidatar-se à residência médica em especialidades diversas. Num cenário prospectivo, em dez anos, a grande maioria pretende trabalhar somente em consultório/ clínica e/ou em hospitais. CONCLUSÃO: Os imaginários acerca da formação médica em um currículo inovador - cujo processo ensino-aprendizagem ocorreu articulado ao ensino-serviço, com abordagem teórico-conceitual mais abrangente do processo saúde-doença-cuidado, utilizando metodologias ativas e inserindo os estudantes na rede de serviços públicos de saúde, desde o primeiro ano - mostraram-se “revelantes”. As expectativas profissionais sugerem a existência de conflitos identitários, característicos dos embates entre o ideal da profissão e o paradigma proposto neste currículo de formação médica.


Palavras-chave:  Formação médica, Metodologias Ativas de Aprendizagem, Medicina