9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1110-1



1110-1Embates na atuação histórica dos práticos, entraves na criação do curso de graduação em Odontologia e debates na inserção de cirurgiões-dentistas no SUS: estudo na Serra Catarinense
Autores:Izabella Barison Matos (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Aiara Almeida Cedro Pinheiro (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo

Introdução: Trata-se do histórico da profissionalização da Odontologia na Serra Catarinense, considerando a inexistência de estudos e a necessidade da sistematização de dados sobre o assunto. Objetivos: Resgatar e analisar a atuação dos dentistas práticos, contextualizar a criação da Graduação em Odontologia em Lages e identificar reflexos desta iniciativa. Método: Pesquisa documental, bibliográfica e entrevista foram os instrumentos utilizados. A abordagem qualitativa deu-se na perspectiva teórico-metodológica proposta pela hermenêutica-dialética. Resultados: Persistência da atuação de dentistas práticos, que parecem ter sido por muitos anos os únicos a realizar procedimentos terapêuticos. O curso de graduação em Odontologia, dez anos após os primeiros movimentos conduzidos pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), foi implantado pela UNIPLAC. A partir daí ampliou-se a oferta de pós-graduação (lato sensu) tornando Lages centro de qualificação e atualização odontológica. Conclusões: Atuação dos dentistas práticos ocorreu de forma intensa e até recentemente, provavelmente pelas peculiaridades regionais: forma de ocupação do território (latifúndio), baixa densidade populacional, reduzidos capitais escolar e econômico e dificuldades de deslocamento. A polêmica criação da graduação em Odontologia proporcionou aos cirurgiões-dentistas: ampliação de inserção profissional (docência) e maior qualificação, com o estímulo institucional à titulação (lato e stricto sensu). Para a população, além de contar com novos cirurgiões-dentistas, ampliou a oferta de atendimento em Clínicas Odontológicas da UNIPLAC. No setor privado, Lages apresenta invejável oferta de serviços especializados; porém, no setor público percebe-se o desprestígio da vinculação como opção profissional, quer pelo baixo retorno financeiro, quer pelo descrédito nas políticas públicas da área.


Palavras-chave:  Cirurgiões-dentistas, práticos, graduação em Odontologia