9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1109-2



1109-2Integrando a extensão, o ensino e a pesquisa a partir da prática profissional em saúde da família: um relato de experiência.
Autores:Itamar Lages (UPE - Universidade de Pernambuco) ; Émilli Natalia dos Santos Nunes (UPE - Universidade de Pernambuco) ; Marcelo Freire Frazão (UPE - Universidade de Pernambuco) ; Romena Figueiredo Machado Carvalho (UPE - Universidade de Pernambuco) ; Ingrid D’avilla Freire Pereira (UPE - Universidade de Pernambuco) ; Simone Maria de Assis (SMS - Secretaria Municipal de Saude) ; Vidiana Guerra Laranjeira (SMS - Secretaria Municipal de Saude) ; Luiz Fernando Albuquerque Soares Filho (SMS - Secretaria Municipal de Saude)

Resumo

Este é o relato de um Projeto que reúne atividades pedagógicas de extensão, ensino profissional e pesquisa. A decisão para desenvolver o referido Projeto – Vivência em Saúde da Família de Localidades Rurais – decorreu dos seguintes motivos: sua inserção no processo de mudança do currículo do curso de enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade de Pernambuco (UPE) para potencializar o ensino da atenção primária e a possibilidade de contribuir com o fortalecimento da Educação Permanente da Secretaria de Saúde do Recife, fazendo com que os serviços sejam campo de ensino, pesquisa e extensão. Considerando essa justificativa o Projeto foi elaborado para integrar as atividades pedagógicas e as de saúde da família a partir da realização de ações de saúde por estudantes da graduação de enfermagem em uma microárea da responsabilidade sanitária de uma Equipe de Saúde da Família. A condução teórico-metodológica do Projeto adotou elementos da Pedagogia Histórico-Crítica, da Pedagogia do Oprimido e da Pesquisa-ação. Para viabilizar o Projeto que recebe apoio logístico do Programa de Fortalecimento Acadêmico da UPE, foram reunidos sujeitos que atuam na Gerência de Território do III Distrito Sanitário do Recife e a Equipe da Unidade de Saúde da Família do Sítio dos Macacos. Os estudantes têm participado de todas as atividades da Equipe, contribuindo para a melhoria da qualidade do trabalho em saúde da família, à medida que estudam e aprendem os conteúdos programáticos do curso. Destacam-se dentre estas atividades o mapeamento de famílias segundo a estratificação de risco e de vulnerabilidade e à formulação de um projeto de pesquisa que busca descrever as dificuldades de integração de serviços entre a USF e as de média e alta complexidade. Esta experiência nos propõe reflexões acerca dos princípios éticos e políticos que devem pautar a relação entre os serviços de saúde e as instituições formadoras, para realização de atividades de ensino, extensão e pesquisa como trabalho social útil.


Palavras-chave:  integração das atividades pedagógicas, integração ensino-serviço, saúde da família