9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1107-1


Poster (Painel)
1107-1Análise do Perfil Alimentar e Nutricional por meio do instrumento adaptado de Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) Comunitária.
Autores:Maria Cristina Marcon (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Janaina das Neves (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Neila Maria Viçosa Machado (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Erasmo Benício Santos de Moraes Trindade (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Patricia Maria de Oliveira (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Thaís Titon Souza (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Mick Lenon Machado (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Rafaella C. Dimbarre de Miranda (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Roberta L. Guterres (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina)

Resumo

Introdução: A Política Nacional de Alimentação e Nutrição - instituída a partir da Portaria no 710, de junho de 1999 - coloca diretrizes programáticas para sua implantação, tendo como fio condutor o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e a Segurança Alimentar e Nutricional. A identificação do perfil alimentar e nutricional de comunidades em que o profissional nutricionista encontra-se inserido na lógica da atenção primária em saúde, é um importante ponto de partida para a busca da garantia, ou ao menos da problematização, do DHAA das famílias em suas comunidades. Objetivo geral: Identificar o perfil alimentar e nutricional da população atendida pelo serviço de Nutrição nos Centros de Saúde da Família (CSF) Saco Grande e Monte Cristo no município de Florianópolis/Santa Catarina. Metodologia: Foi aplicada a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) Comunitária em 41 indivíduos atendidos no ambulatório de nutrição ou em outros espaços de atuação deste profissional no CSF, nos anos de 2008 e 2009, que aceitaram participar e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O projeto foi submetido à avaliação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e aprovado. A POF Comunitária foi adaptada com base na POF elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, pelos residentes e preceptores de nutrição do Programa de Residência Integrada em Saúde da Família, da UFSC. Neste instrumento coletam-se as seguintes informações: a identificação do perfil nutricional da população atendida; o acesso à alimentação; a identificação de locais de produção/comercialização de alimentos e o consumo alimentar. Os dados são referentes ao usuário inquirido, e também às pessoas que moram no mesmo domicílio. Nesse sentido, busca-se contribuir com a vigilância em saúde, alimentação e nutrição dos territórios investigados. Resultados esperados: Conforme o cronograma este estudo está em fase final de tabulação dos dados, sendo o próximo passo as análises estatísticas. No entanto, os resultados esperados são: a obtenção do perfil nutricional daquela população estudada; seus aspectos culturais; o consumo alimentar e gastos com alimentação; construção de banco de dados e indicadores nutricionais, bem como a consolidação do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional.


Palavras-chave:  Segurança alimentar e nutricional, Direito Humano à Alimentação Adequada, Perfil alimentar e nutricional