<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1105-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b>Poster (Painel)</b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1105-1</td><td><b>AES INTERDISCIPLINARES EM EDUCAO PARA A SADE</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td>Ktia Valena Correia Leandro da Silva (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do SulUFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do SulUFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do SulUFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; <u>Alana Wypyszynski Petroceli </u> (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do SulUFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do SulUFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do SulUFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Maura da Silveira Pia Ferro (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do SulUFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do SulUFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do SulUFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Fabiana Kapper Fabricio (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do SulUFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do SulUFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do SulUFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>Estas aes objetivam a formao de profissionais comprometidos com a realidade social, enfocando o processo sade-doena em todas as suas dimenses e manifestaes considerando o cidado, a famlia e a comunidade, integrados realidade epidemiolgica e social do municpio de Xangri-L, RS. Como as novas diretrizes curriculares indicam que os profissionais da rea da sade tenham uma formao geral, cientfica, tica, humanista, reflexiva e crtica respondendo s demandas do SUS e propem mudanas na forma de ensinar, a nossa prtica visa desenvolver aes de promoo da sade atravs de aes interdisciplinares envolvendo professores, acadmicos dos cursos de Medicina, Medicina Veterinria, Odontologia, Enfermagem, profissionais das Unidades Bsicas de Sade e a comunidade adscrita atravs da Estratgia Sade da Famlia (ESF) de Xangri-L. sempre dada muita importncia cultura regional e esta ocorre atravs da integrao entre a academia e o servio pblico de sade com a comunidade atravs de oficinas participativas estabelecendo uma riqueza de contatos e uma variedade de interlocutores, potencializando aes transformadoras nesta sociedade. O contato da academia com a populao confronta a teoria com a prtica, gera um aprendizado mtuo e surgem novos questionamentos do real significado do ensino, pesquisa, extenso e servio. As Feiras de Sade so processos pedaggicos ativos utilizados nesta ao que evidencia com clareza como o processo sade-doena em todas as suas dimenses faz da populao o centro deste processo, o acadmico, o sujeito da aprendizagem, e os profissionais da sade os facilitadores na construo do conhecimento a partir da integrao dos diferentes setores e atores envolvidos na produo social da sade. Estas aes interdisciplinares em educaco para a sade apresentam atividades fixas como a Feiras de Sade e flexveis pr-agendadas com a populaco, onde se trabalha assuntos relacionados com a mesma, como: hipertenso(aferio; diagnstico; efeitos; nutrio; influncias de doenas), parasitose, animais peonhentos, DST(drogas), sade bucal (diagnstico; cuidados; mitos).Temos atuado para superar a excluso social, que deve perpassar por formas mais sensveis de conceber o conhecimento e as prticas profissionais na rea da sade, valorizando o saber e o fazer articulado vida das pessoas no municpio de Xangri-L,RS.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;Interdisciplinariedade, Educao em Sade, Aprendizagem</td></tr></table></tr></td></table></body></html>