Poster (Painel)
1105-1 | AÇÕES INTERDISCIPLINARES EM EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE | Autores: | Kátia Valença Correia Leandro da Silva (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do SulUFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do SulUFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do SulUFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Alana Wypyszynski Petroceli (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do SulUFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do SulUFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do SulUFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Maura da Silveira Pia Ferrão (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do SulUFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do SulUFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do SulUFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) ; Fabiana Kapper Fabricio (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do SulUFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do SulUFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do SulUFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
Resumo Estas ações objetivam a formação de profissionais comprometidos com a realidade social, enfocando o processo saúde-doença em todas as suas dimensões e manifestações considerando o cidadão, a família e a comunidade, integrados à realidade epidemiológica e social do município de Xangri-Lá, RS. Como as novas diretrizes curriculares indicam que os profissionais da área da saúde tenham uma formação geral, científica, ética, humanista, reflexiva e crítica respondendo às demandas do SUS e propõem mudanças na forma de ensinar, a nossa prática visa desenvolver ações de promoção da saúde através de ações interdisciplinares envolvendo professores, acadêmicos dos cursos de Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Enfermagem, profissionais das Unidades Básicas de Saúde e a comunidade adscrita através da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Xangri-Lá. É sempre dada muita importância à cultura regional e esta ocorre através da integração entre a academia e o serviço público de saúde com a comunidade através de oficinas participativas estabelecendo uma riqueza de contatos e uma variedade de interlocutores, potencializando ações transformadoras nesta sociedade. O contato da academia com a população confronta a teoria com a prática, gera um aprendizado mútuo e surgem novos questionamentos do real significado do ensino, pesquisa, extensão e serviço. As Feiras de Saúde são processos pedagógicos ativos utilizados nesta ação que evidencia com clareza como o processo saúde-doença em todas as suas dimensões faz da população o centro deste processo, o acadêmico, o sujeito da aprendizagem, e os profissionais da saúde os facilitadores na construção do conhecimento a partir da integração dos diferentes setores e atores envolvidos na produção social da saúde. Estas ações interdisciplinares em educacão para a saúde apresentam atividades fixas como a Feiras de Saúde e flexíveis pré-agendadas com a populacão, onde se trabalha assuntos relacionados com a mesma, como: hipertensão(aferição; diagnóstico; efeitos; nutrição; influências de doenças), parasitose, animais peçonhentos, DST(drogas), saúde bucal (diagnóstico; cuidados; mitos).Temos atuado para superar a exclusão social, que deve perpassar por formas mais sensíveis de conceber o conhecimento e as práticas profissionais na área da saúde, valorizando o saber e o fazer articulado à vida das pessoas no município de Xangri-Lá,RS. Palavras-chave: Interdisciplinariedade, Educação em Saúde, Aprendizagem |