9º Congresso Nacional da Rede Unida 2010
Resumo:1104-1



1104-1A sexualidade no mundo que vivo: Perspectiva de crianças e pré-adolescentes em uma escola pública de São Paulo participante de um projeto de extensão
Autores:Maria Jose Dias de Freitas (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; Carolina Jacomini do Carmo (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo) ; José Roberto da Silva Brêtas (UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo)

Resumo

Introdução Este trabalho analisa uma experiência prática de como tratar as questões sobre corpo e sexualidade junto a crianças e pré-adolescentes que frequentavam salas de 4ª série do Ensino Fundamental I de uma escola da capital paulista. Esta ação fez parte de um projeto de extensão universitária, vinculado ao Grupo de Estudos sobre Corporalidade e Promoção da Saúde - GECOPROS, da Universidade Federal de São Paulo. O mesmo norteou-se por demandas apresentadas pela escola e, após avaliação, definimos os temas considerados importantes pelos alunos e alunas. Buscamos então entender como eles percebiam a sexualidade no ambiente em que viviam e identificar elementos desencadeadores de outras atividades do projeto. Objetivos da Pesquisa Identificar entre as crianças e pré-adolescentes o conceito de sexualidade e a percepção do mesmo no ambiente em que vivem; buscar elementos desencadeadores para outras atividades do projeto. Metodologia Utilizou-se a abordagem qualitativa, pela qual adotamos a análise de conteúdo como forma de se trabalhar os dados. Segundo Bardin , esse método estuda o significado e sentido da informação a partir da quantidade e frequência com que expressões, palavras e conceitos aparecem na fala dos sujeitos pesquisados. Os dados foram levantados por meio de técnicas de debate, reflexão e escrita. Na etapa seguinte, foi feita uma seleção de imagens relacionadas com sexualidade, confeccionado um mural apresentado pelos grupos e feita à mediação final. Resultados Participaram do estudo 70 crianças e pré-adolescentes com idades entre 9 a 11 anos – 45% do sexo masculino e 55% do sexo feminino. Em grupos, eles discutiram o que é sexualidade e como eles a percebem no ambiente em que vivem. Observamos que eles não diferenciam sexo e sexualidade percebemos que os conceitos estão vinculados à vivência cotidiana, ao meio social e a informações dos meios de comunicação. Quando indagados sobre como percebiam a sexualidade no ambiente em que vivem emergiram tópicos como violência sexual, violência contra crianças, assédio sexual, pedofilia, gravidez, preservativos e AIDS. O trabalho possibilitou esclarecer àquelas crianças e pré-adolescentes questões incipientes relacionadas a sexo e sexualidade. A possibilidade de intervir junto a essa população significa um ganho em termos de prevenção, pois, à medida que eles recebem informação correta, a multiplicam e adquirem subsídios para identificar situações de riscos.


Palavras-chave:  Crianças e préadolescentes, educação e saúde, extensão universitária, escola pública, sexualidade,