1101-1 | Os efeitos desencadeados na formação de residentes de psiquiatria ao experimentarem grupos com pacientes portadores de transtorno mental grave: A experiência GAM | Autores: | Thais Mikie de Carvalho Otanari (UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas) ; Erotildes Maria Leal (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro campus MacaéUNICAMP - Universidade Estadual de CampinasIPUB - Instituto de Psiquiatria - UFRJ) |
Resumo Os currículos de medicina valorizam um conhecimento técnico negando o saber do usuário,que passa a ser um corpo à espera de uma intervenção.Esse modelo repercute na formação dos psiquiatras,que têm disciplinas centradas em sintomas,desvalorizando as experiências dos sujeitos e objetificando-os.
Em contrapartida,apostamos em uma clínica que lide com a dimensão experiencial do sujeito,tida como expressão deste com a alteridade e com o mundo,ocupando um lugar central em práticas que o considere integralmente e o reconheça como deentor de saberes.Assim,tendo que as práticas mudam conforme as experiências vividas,é preciso oferecer aos estudantes possibilidades de experiências outras.
O trabalho descreve um projeto contruído como parte de uma pesquisa multicêntrica,financiada pelo CNPq,intitulada "Pesquisa avaliativa de Saúde Mental:instrumentos para a qualificação para utilização de psicofármacos e formação de recursos humanos".A pesquisa tem como objetivo traduzir,testar e adaptar o "Guia da Gestão Autônoma da Medicação(GAM)",material canadense que problematiza aspectos do tratamento medicamentoso,de forma a transformar a participação dos usuários e profissionais da saúde mental,caminhando para a co-gestão do tratamento.
Esse projeto específico,trata-se de uma dissertação de mestrado que se propôs a avaliar os efeitos desencadeados na formação dos residentes de 1o ano de psiquiatria,ao participarem de Grupos de Intervenção(GI) que utilizaram o GAM como norteador.Confiamos que,ao participarem dos GI´s,os residentes experienciariam uma nova situação em que a palavra do usuário passasse a ser ouvida de uma forma diferente da trabalhada no currículo da residência,apostando,em um dispostitivo capaz de transformar suas práticas clínicas.
Para tanto,4 residentes participaram de 15 encontros,rezando-se em 3 participantes por vez,o que resultou em 7 encontros para cada.Além dos estudantes,participaram 7 usuários e 3 pesquisadores.O objetivo dos encontros era disparar reflexão e debate,através de leitura de textos contidos no Guia e das respostas desenvolvidas pelos usuários.
Para avaliarmos os efeitos desencadeados nos residentes,realizamos 2 grupos focais(GF) áudio-gravados,ocorridos antes e depois dos GI´s,além de entrevistas individuais.
No atual momento,as entrevistas ainda não ocorreram,encontrando-se em construção disparada a partir do material adquirido nos GFs.Calcula-se que até a data do congresso,o material já esteja analisado. Palavras-chave: transformação pela experiência, formação em saúde, palavra do usuário |