<HTML><HEAD><TITLE>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</TITLE><link rel=STYLESHEET type=text/css href=css.css></HEAD><BODY aLink=#ff0000 bgColor=#FFFFFF leftMargin=0 link=#000000 text=#000000 topMargin=0 vLink=#000000 marginheight=0 marginwidth=0><table align=center width=700 cellpadding=0 cellspacing=0><tr><td align=left bgcolor=#cccccc valign=top width=550><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=3><font size=1>9 Congresso Nacional da Rede Unida 2010</font></font></strong><font face=Verdana size=1><b><br></b></font><font face=Verdana, Arial,Helvetica, sans-serif size=1><strong> </strong></font></font></td><td align=right bgcolor=#cccccc valign=top width=150><font face=arial size=2><strong><font face=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif size=1><font size=1>Resumo:1097-1</font></em></font></strong></font></td></tr><tr><td colspan=2><br><br><table align=center width=700><tr><td><b></b><br><table width="100%"><tr><td width="60">1097-1</td><td><b>DISCUSSO AMPLIADA DE SADE COM PROFESSORES, PROFISSIONAIS DE SADE E FAMILIARES.</b></td></tr><tr><td valign=top>Autores:</td><td><u>Neila Maria Viosa Machado </u> (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Janaina das Neves (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Erasmo Bencio Santos de Moraes Trindade (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Mick Lenon Machado (UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina) ; Anelise Regina Royer Pinto (CECANE/SC - Centro Colaborador em Alimentao e Nutrio do Escolar/SC) ; Tatiane Meirelles de Deus Cardozo (SESC/SC - Mesa Brasil/Servio Social do Comrcio/SC) ; Thiago Peres Jorge (DESCONHECIDO - Escola de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha) ; Maria Cristina Marcon (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina) ; Patricia Maria de Oliveira (CECANE/SC - Centro Colaborador em Alimentao e Nutrio do Escolar/SC) </td></tr></table><p align=justify><b><font size=2>Resumo</font></b><p align=justify class=tres><font size=2>O processo de produo social da sade, a promoo a sade, a vigilncia em sade e o controle social so cotidianamente discutidos por profissionais de sade, mas podem ser concepes pouco compreendidas no meio escolar e familiar. No entanto, o Projeto Creches Saudveis do Centro Colaborador em Alimentao e Nutrio do Escolar de Santa Catarina desenvolveu atividades em oito Unidades de Educao Infantil com esse propsito, coletando dados relacionados sade da criana, comunidade e ao espao escolar. A elaborao do instrumento denominado Contagem do Potencial de Sade surge com o objetivo de dar nfase s caractersticas que potencializam o saudvel e no a doena, ou mesmo com sua presena, o enfoque garantir a promoo da sade. Para isto, foram retomados os diagnsticos: Territorializao dos arredores da creche, Antropometria da criana, Diagnstico de Sade Geral Individual, Diagnstico Escolar, Diagnstico do Espao Escolar e Diagnstico da UAN, elaborados e coletados pelo Projeto para formar os indicadores da Comunidade, de Sade Geral e do Escolar. A construo dos indicadores foi pautada no agrupamento de fatores associados aos problemas de sade (que recebiam pontuao positiva) e fatores associados promoo da sade (que recebiam pontuao negativa). A pontuao final alcanada por meio da soma pode classificar o indicador como adequado ou precisa melhorar. O resultado de cada indicador foi discutido com profissionais de sade em reunies de rea. Os familiares receberam o resultado por escrito, sendo que o texto personalizado reforava a manuteno dos fatores protetores e apontava como reverter os fatores associados s doenas. O Contagem do Potencial de Sade permitiu discutir que podemos diminuir os fatores associados doena ou fortalecer os fatores protetores, contribuindo para a promoo sade. Percebeu-se que a utilizao do Contagem do Potencial de Sade nas reunies de rea das equipes de sade da famlia auxiliou na discusso do caso e nos encaminhamentos necessrios. Sua entrega para os pais ou responsveis ampliou a discusso de sade e possibilitou o controle social. No espao escolar, a discusso ficou limitada no mbito da vigilncia em sade e controle social, pois os dados dos diagnsticos apresentados em reunies pedaggicas teriam maior efeito no planejamento situacional dos temas que foram inseridos nas diretrizes curriculares. Uma explicao para isso parece ter sido o pouco tempo para esse apoderamento.</font></p><br><b>Palavras-chave: </b>&nbsp;promoo sade, controle social, educao infantil</td></tr></table></tr></td></table></body></html>